Adele ( Capítulos 8, 9 e 10)

CAPÍTULO 8: 6 ANOS ATRÁS

O Lucas já foi embora. Que droga, nem estudei geografia! Também depois daquela conversa toda, nem havia clima. A gente só ficou ali no sofá. Em silêncio. Abraçados. Então seu relógio despertou e ele foi embora para casa dele, se arrumar para o cursinho.

Aaaaah! Que saco! Agora estou estressada e magoada. Arre, eu ainda tenho que me arrumar. Ah, que saco, não estou no clima de sair de casa e ver toda aquela gente. Odeio falar sobre aquele assunto ridículo a respeito do meu corpo, eu não tenho culpa, desde pequena eu já percebi a realidade do mundo e se eu quero conseguir algo, a solução é eu ser MAGRA. Acho que vou malhar um pouquinho.

Ano de 2004

- Você está um espetáculo, minha querida Adele.

- Obrigada, Vovó!

- E é assim que você sempre tem que ser. Já estou até vendo quando você for atriz da novela das nove horas. Ah minha querida, você nasceu para brilhar!

- Ah, vovó, é só uma peça da escola. Isso não é nada de mais.

- Uma peça da escola na qual você já é principal, não é para todas. Seu primeiro papel Adele! Seu primeiro papel e você já é a principal! Desde que eu te vi, quando você era um bebezinho, assim desse tamanho, eu já sabia que você seria um estrela.

- Obrigada vovó!

Minha avó Estela, por parte da minha mãe, sempre me incentivou a ser alguma coisa que brilhasse. Com seis anos, ela me vestiu de árvore de natal. Com oito, eu decorei uma musiquinha da abertura de um desenho, aí ela disse que eu seria cantora, porque tinha uma bela voz. Com dez anos, minha avó disse que eu seria uma grande jornalista do jornal das oito, só porque a história que escrevi foi a melhor da classe. E agora com doze anos, ela diz que vou ser atriz. Eu não acredito muito nela, porque depois de uma semana tudo acaba, nada do que ela me diz dá certo, então quem se magoa muito sou eu, já que sonhei muito com ela sobre meu sucesso. Mas gosto de vê-la feliz, sem contar que meu vestido de princesa é muito lindo, foi ela quem fez.

"Então foi tudo isso que aconteceu? Mas e a senhora que me entregou a maçã?"

"Oh, minha queria Branca, a malvada senhora caiu no poço!"

"E se me permite, gostaria de levá-la ao meu reino, para assim melhor cuidar de tão bela senhorita."

"Oh, o senhor é tão bondoso, vossa majestade. Vejo que já é hora de me ir, meus queridos amigos. Prometam-me que se cuidarão."

"Sim, amável Branca."

"Agradeço por tudo! Adeus, Adeus!"

As palmas foram muito encantadoras, quando subi novamente no palco, com os outros alunos, para dizer meu nome, a personagem que fiz e finalizarmos com uma reverência para o público, assim como a professora ensinou, todos aplaudiram ainda mais, senti um frio na barriga e uma enorme satisfação, decidindo que era isso que eu queria realmente, SER ATRIZ.

Chegando em casa, minha avó simplesmente não tinha palavras para descrever sua felicidade, ela era a primeira da fila na apresentação.

- Oh, minha querida, você estava tão magnifica. O papel de Branca de Neve foi perfeito representado por você. E quando você disse "Adeus" aos anões, ah, foi simplesmente uma estrela. Das outras vezes eu posso até ter superestimado seu talento, mas agora é certeza que você nasceu para isso, para ser atriz. Não vejo a hora de ter outra "Escola da Família" para eu poder te apreciar novamente no palco. Oh não, melhor ainda, não vejo a hora de te ver na televisão.

- Tudo bem mamãe, não sonha de mais. Adele, querida, você estava ótima, mas não ligue para tudo que sua avó fala.

- Como não, Adelaide? Adele nasceu...

- Mamãe, já chega!

- Está bem, mamãe! Eu gosto de ouvir a vovó, e eu estive pensando, será que eu posso ir para essa tal agência que a vovó falou?

- Isso querida, ótimos pensamentos.

- Agência Adele? Não, acho melhor não.

- Adelaide!

- Já conversamos sobre isso mamãe, Adele não vai para agência nenhuma. Eu já te falei sobre isso tudo. Adele, esse mundo é arriscado e duvidoso, uma hora você pode estar no auge, na outra você está tão baixo que é impossível de se reerguer.

- Tudo bem mamãe, mas quando eu estava no palco e vi toda aquela gente aplaudindo, eu me senti super feliz, e quero sentir aquela sensação sempre. E não deve ser assim. E do jeito que me aplaudiram, talvez eu tenha mesmo talento para atuar e nunca caia.

- Adele tem razão, Adelaide, ela tem talento, você viu! Ela é magnifica!

- Adele vá para seu quarto, tenho que conversar a sós com sua avó!

- Está bem!

CAPÍTULO 9: O PASSADO DA DONA ADELAIDE

Fingi que fui para quarto, mas na verdade me escondi atrás da parede e ouvi o que elas conversavam.

- Adelaide, você viu a Adele no palco.

- Eu vi Dona Estela, vi muito bem. Eu admito, Adele estava esplêndida, mas foi só uma apresentação. Estou cansada da senhora ficar colocando essas coisas na cabeça dela, a coitadinha fica toda feliz, depois de alguns dias nada dá certo e ela desaba.

- Claro que não! A Adele é forte, é uma Cardoso, ela não é essa mulher fraca que você falou, ela sabe o que quer.

- Primeiro, ela não é uma mulher, é só uma criança. Segundo, doze anos não é idade para saber realmente o que quer. E terceiro, não quero que ela sofra como eu sofri, já disse que esse mundo é falso, você sofre mas precisa demonstrar que está feliz.

- Adele NUNCA sofrerá! Você sofreu simplesmente porque me desobedeceu e resolveu namorar com aquele estrupício de caminhoneiro do Fernando e acabou engravidando.

- Pelo menos eu pude viver! E eu engravidei porque a senhora nunca falou comigo sobre sexo. Na verdade a senhora nunca falou comigo sobre nada, só pensava em eu ser modelo, para casar com um homem rico e famoso, para eu poder ser rica e famosa e a senhora se engrandecer às minhas custas. E quer saber, eu odiava ser modelo, não podia comer nada do que eu queria, não podia estudar e nem ter amigos porque não tinha tempo, precisava ficar ensaiando como desfilar, como fazer poses para fotos, me matando para ser modelo. E agora me responda, para que tudo isso? Foram cinco anos da minha vida jogados fora, cinco anos da "agência" nos enrolando, sempre dizendo que eu ia desfilar ALGUM DIA, quando eu estivesse REALMENTE preparada, quando surgisse alguma oportunidade para eles me encaixarem.

- Talvez fosse porque você não se esforçasse.

- Que parte do ME MATANDO PARA SER MODELO, a senhora não entendeu?

Estava assustada, nunca vi mamãe assim, nem mesmo quando descobriu da traição do papai. Não sabia que ela era modelo. Muito silêncio, será que a conversa acabou?

- Tudo bem, a filha é sua, mas saiba que eu fiz tudo isso porque esse é o caminho mais rápido para se tornar rica e sair da pobreza que vivíamos.

- Foi nisso que a senhora pensou quando resolveu que eu seria modelo sem ao menos me perguntar? Ah, sabe por que eu engravidei, mamãe? Uma parte foi por falta de comunicação, a outra foi porque o Fernando queria um filho e me disse que se eu lhe desse um ele casaria comigo. Daí eu pensei "darei um filho ao homem que eu quero bem E poderei sair de perto da Dona Estela, deixando sua vida de obsessão para que eu seja modelo". Tinha a faca, o queijo e goiabada, logo fiz um Romeu e Julieta, E VIVI..

- Só peço que pense Adelaide. Adele quer isso, mesmo sabendo de toda essa baboseira que você colocou na cabeça dela. Dê à ela uma oportunidade, prometo nunca mais incomodá-la se tudo der errado depois de alguns dias. Ela é gordinha, portanto não será modelo, mas creio que ser atriz é uma grande chance para ela.

- Adele é linda! Seu corpo é belo! E acho melhor a senhora ir embora e esquecer o caminho para essa casa.

Corri para o quarto, não queria ouvir mais nada, estava muito triste, não gostei de ouvir aquela conversa, não devia ter ouvido. A vovó me chamou de gordinha, igualzinho aqueles meninos da escola, "cdf gordinha", achei que eles só brincavam, mas se minha avó disse, deve ser verdade.

CAPÍTULO 10: O COMEÇO DO PEQUENO GRANDE PROBLEMA

- Tem certeza que quer fazer isso Adele?

- Ah mamãe, me sinto feliz no palco.

- Há um mês você me disse que não queria ser mais essa coisa.

- Mas semana passada eu apresentei outra peça na escola e, bom, a senhora me falou que eu não sou gordinha, que os meninos e a vovó eram bobos e que eu posso ser o que eu quiser, basta querer que as portas se abrirão.

- Tudo bem, então vamos lá, eu já te alertei sobre tudo, portanto se não der certo, não deu, está bem?

- Sim, mamãe. Eu entendi.

Depois do que eu ouvi a vovó falando, não quis mais ser atriz, mas minha mãe e eu conversamos, ela me fez ver que sou linda.

Há duas semanas a professora me escolheu para fazer Rapunzel, eu disse que não queria, mas ela conversou comigo, disse que eu era ótima, então aceitei, sem contar que não precisaria fazer a prova sobre a história. Semana passada eu apresentei, quando subi no palco, fiquei com medo, mas depois relaxei, fiquei muito feliz no final quando todos os alunos aplaudiram de pé E o Bruno veio falar comigo, disse que eu estava muito linda, mesmo de peruca. Ele é muito lindo, tenho uma quedinha por ele, mas isso só o meu diário sabe.

- Senhora Adelaide Cardoso Braga!

- Oi, eu sou a Adelaide.

- O senhor Gusmão aguarda na sala.

Aaaaahh! Estou a um passou de conseguir ser atriz.

- Oi senhora Adelaide!

- Olá! Eu liguei mais cedo, trouxe minha filha Adele. Então como funciona, ela quer ser atriz e eu quero investir nisso, ela tem talento, já fez peças na escola e tudo, é muito boa.

- Claro, senhora Adelaide, mas não funciona assim, né? A agência tem um procedimento que deve ser seguido. Hum, Adele? Tudo bem, venha aqui.

Me aproximei dele toda nervosa, estava com o frio na barriga. Ele pediu para eu dar uma volta, me olhou várias vezes dos pés a cabeça. Depois dessa avaliação ele disse a pior coisa que eu podia ouvir.

- Ela é meio cheinha né?, mesmo assim é linda, tem belos olhos negros, grandes, vivos, o cabelo lindo, liso, negro, e pele branca, suave. Podemos fazer um book e te moldar para ser chamada para algo.

- Moldar?........Cheinha? (parecia balbuciar essas palavras, não prestava mais atenção em nada, estava muito triste).

- É Adele, você precisa perder peso, fazer aulas.....

- Minha filha quer ser atriz, senhor, não modelo. Acredito que seu corpo....

- Não é o ideal. Entenda senhora, aqui nós atendemos os melhores do mundo de estrelato, eles procuram pessoas...hum,...digamos que magras.

- E talento não importa? É isso que o senhor quer dizer?

- Não, talento importa muito, mas a aparência também é importante, veja as atrizes das novelas, dos filmes. Algumas saíram daqui, garanto-lhe que Adele conseguirá o que quer se for agenciada aqui, nós trabalharemos com ela, com aulas de teatro, book, passarela. A transformaremos em uma verdadeira estrela, mas é preciso seguir o procedimento, e com o tempo....

- Mamãe eu quero ir embora...

- Embora? Mas Adele você ainda precisa conhecer o lugar....

Não conseguia entender o que ele falava, meu mundo havia acabado, só notei minha mãe xingando ele, foram palavras um tanto ofensivas, então saímos de lá. Não chorei, minha mãe conversou comigo, disse que tudo o que ele disse estava errado, que existiam atrizes gordinhas, que nem todas começavam com aquele corpo que mostravam na tv. Não digo que ajudou muito, mas compreendo o esforço dela para não me deixar triste.

No outro dia eu estava entrando no colégio, estava desanimada, mas só de lembrar que iria apresentar Rapunzel mais uma vez e que ninguém ali iria me chamar de gorda, me colocava um sorriso no rosto, principalmente por pensar que o Bruno estaria lá e....O quê? Aquele é o Bruno? Mas por que ele está com Michele? Ela o está beijando? Não, isso é proibido, nós só temos 12 anos, mamãe disse que é errado isso. Será que a mãe dele não disse isso a ele? Ele me chamou de linda semana passada, achei que gostava de mim.

- Oi Adele.

- O que o Bruno está fazendo com a Michele?

- Eles estão ficando, namorando, algo do tipo.

- Mas nós temos 12 anos, ainda temos que brincar, e só depois, com 15 talvez, é que podemos pensar nisso.

- Você está de brincadeira, né?

- Não! Quer dizer....claro. Mas como? Quando?

- Eles começaram com isso já faz três dias, achei que soubesse, tooooodo mundo sabe. Parece até que os pais deles sabem. Ela é muito linda, né? É por isso que ele está com ela, todos os meninos comentam do corpo dela, dizem que ela já tem peitos e cintura de violão. Meu pai as vezes diz isso longe da minha mãe, acho que é característica de mulheres bonitas, como a tal da Juliana Paz.

Ás vezes a Simone falava na hora que não devia.

Quando voltei para casa fui ver televisão, apenas confirmei o que o cara da agência disse. Mulheres magras! Agora sei que isso não vale apenas para a televisão, na vida real elas conseguem tudo também, até os homens. Bruno idiota! Michele idiota! Aff, mas talvez o problema não sejam eles e sim esse meu corpo. Preciso emagrecer, preciso emagrecer, preciso emagrecer.