Jipak - Prólogo

Antes éramos espalhados por todo o mundo e possuíamos uma quantidade grande de membros. Não havia floresta, planície ou montanha que não tivesse sido tocada por pelo menos um do nosso povo, pois ainda corre em nosso sangue a vontade de conhecer novas terras e de explorar suas riquezas, mesmo sendo com muito mais cautela do que antes.

Falo assim porque os tempos mudaram, e mudaram para pior. Hoje vivemos reclusos em vilas afastadas e escondidas da maioria das outras raças. Não porque temos medo, ele já nos controlou bastante em épocas anteriores à Grande Unificação, mas para evitar conflitos desnecessários, pois com o passar do tempo aprendemos a nos defender bravamente contra nossos inimigos. Encontramos aliados importantes em raças ocultas, guerreiros solitários e até na comunhão com os seres da natureza, sendo físicos ou não. Isso tudo para evitar o nosso extermínio.

Mas um novo inimigo surgiu para nos atormentar, e esse é bem mais perigoso de se combater porque nasceu de dentro de nós mesmos. Devido a rumores de traição e ataques de outras raças, que se espalharam como fogo no mato seco, muitas desavenças surgiram no meio do nosso povo e provocaram a desconfiança entre muitos clãs. Não se sabe quem inventou tais histórias ou quem foi o pivô dos ataques, mas eles caíram com o peso de uma montanha sobre a confiança que tínhamos uns nos outros.

Nós já fomos numerosos e segundo algumas outras raças, nos multiplicávamos como uma “praga”. De fato num passado remoto, como dizem os mais velhos, não ligávamos para muita coisa além de comer e procriar. Mas isso foi numa época em que éramos mais livres e selvagens. Numa época antes de o Primeiro Líder trazer o conhecimento para nós e unir nossas famílias dispersas e perseguidas. Com ele aprendemos a aprimorar a língua, forjar armas para ataque e defesa e a construir nossas vilas. O Grande Líder foi como um pai para o nosso povo.

Depois da sua morte decidiu-se que a figura do líder era de extrema importância para a coesão de todos na figura de um. Diante disso, uma grande assembléia foi realizada no Vale de Ninholl para decidir quem ocuparia o lugar do grande Líder. Mas não foi fácil chegar a um acordo, pois os nomes de cinco guerreiros, representantes dos principais clãs, estavam na disputa. Para que ninguém ficasse contrariado, foi decidido que um Conselho composto por esses cinco guerreiros tomariam as decisões a partir dali.

A administração do conselho funcionou no início, mas não demorou muito para que opiniões e idéias diferentes gerassem conflitos entre os conselheiros. E desses conflitos internos nasceu a cisão. Posteriormente o conselho se desfez e seus representantes passaram a liderar seus respectivos clãs e levaram adiante seus ideais de como nossa raça deveria se comportar, interna e externamente. Fundaram suas próprias vilas e passaram a interagir à base de acordos comerciais e cerimônias importantes. Descontentes com o rumo das coisas, muitos membros decidiram abandonar as vilas e formaram seus próprios grupos, chamados de Clãs Menores, que por sua vez eram desprezados pelos cinco Clãs Maiores.

A separação entre os clãs foi o primeiro golpe em nossa crescente arrogância. O segundo, e mais poderoso, foi a aniquilação do sábio clã menor dos Adoradores das Nuvens num massacre cruel perpetrado por um exército humano há trinta anos. Como isso ocorreu é a pergunta que todos fazem ainda hoje. O certo é que as conseqüências desse ato, que gerou muita desconfiança, ressentimentos e acusações entre os clãs maiores, desencadearam a Primeira Grande Guerra, que foi logo seguida de uma Segunda e Terceira.

Esses conflitos causaram a morte de muitos guerreiros valorosos como também fez nascer grandes heróis. Além disso, fizeram um grande estrago, pois enfraqueceram ainda mais nossas forças como raça. A última guerra foi há cinco anos e sempre me pergunto quando chegará a próxima, pois os inimigos lá fora são muitos, e poderosos, e o clima tenso nunca deixou de fato as relações entre os Clãs Maiores. O resultado disso só o tempo dirá.

Mas até lá pretendo fazer algo pelo meu povo. E para isso pretendo realizar meu sonho.

Meu nome é Jipak, goblin do clã maior dos Domadores de Feras. E essa é a minha história....

MiloSantos
Enviado por MiloSantos em 27/07/2011
Código do texto: T3121203
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.