PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

SALA DE AULA 1

A rotina da sala de aula mostra como o professor estrutura sua aula, mediante a observação do desenvolver das aulas e da resposta dos alunos às atividades propostas.

A professora chega e os alunos estão em polvorosa, cada um fazendo uma ação diferente.Todos brincando.

PROFESSORA:__Bom dia!

As crianças continuam brincando, correndo e dispersos e não dão a mínima pra professora, que precisa bater no birô.

PROFESSORA:__Todos sentados!

As crianças correm e sentam-se gesticulando umas para as outras. A professora fala pra si mesma. __O que vou fazer nessa sala de aula hoje. Já sei vou fazer um ditado. Peguem seus cadernos que vou ditar algumas palavrinhas.

EDUARDO:__Ditado de novo, só sabe fazer ditado.

CAMILA: __O que é que tem? Mãe disse que eu tenho que aprender a escrever.

ROBERTA: __Eu quero brincar de boneca. (atira a boneca na professora)

PROFESSORA:__Roberta não é hora de brincar!Guarde essa boneca.

Roberta começa a chorar e espulinhar no chão.

ROBERTA: __Vou dizer a minha mãe que você me mordeu. (Roberta dá uma mordida nela mesma)

PROFESSORA:__Vou começar o ditado.Bola!

JULIANA:__Se escreve com B ou com C professora.

PROFESSORA:__Coloque o que você achar, depois eu corrijo.

JULIANA: Eu não vou mais fazer ditado não. (ela joga o caderno no chão)

REBECA:__Eu não sei escrever. Quero tarefa na folhinha!

ANDREZA:__Eu só sei copiar pelo quadro. Escreva as palavra aí logo vá!

Nesse momento entra a coordenadora e diz: __Professora Anemária, o barulho da sua sala chegou até a minha sala. O que tá acontecendo?

PROFESSORA:__São esses alunos, não querem participar da atividade.

COORDENADORA:__Que atividade a senhora tá desenvolvendo?

PROFESSORA:__Ditado de palavras.

COORDENADORA:__Mas professora, no segundo dia de aula, a mesma atividade. Eu lhe disse que a turma é heterogenia. Com realidades diferentes. Uns sabem ler, outros só sabem escrever e outros não sabem nem pegar no lápis. A senhora tem que planejar com diferentes metodologias e ir adequando a necessidade de cada aluno.

PROFESSORA:__É que eu não tive tempo de fazer isso não.

COORDENADORA: Me mostre seu planejamento, seu semanário,registro das aulas. E outra coisa, cadê o ambiente alfabetizador. Eu lhe dei todo material pra senhora confeccionar. E não tô vendo nada.

PROFESSORA:__Ah, minha filha, eu tenho três filhos pra cuidar e um marido pra aperriar e não tenho tempo pra isso não.Planejamento eu só entrego no final do ano.Vou começar a fazer aqui na sala de aula mesmo.

COORDENADORA:__Não pode professora, senão vai comprometer o aprendizado dos alunos. E lembre-se que seus alunos necessitam de atenção especial. A senhora tem que se planejar direitinho. Ver os conteúdos antes de vir dá aula. Preparar atividades que atendam a realidade de seus alunos.

PROFESSORA:__Tá certo professora, vou me organizar e prometo que na próxima visita sua vai está tudo organizado, muito obrigado por me orientar.

COORDENADORA:__A senhora tá desenvolvendo algum projeto?

PROFESSORA:__Sim, claro, tô desenvolvendo o projeto tarefa de casa. Todo dia eles saem com tarefa.

COORDENADORA:__Mas isso não é projeto. Um projeto nasce da necessidade do aluno. Vejo que seus alunos necessitam avançar na leitura, então seria bom um projeto nessa área em que a senhora possa trabalhar os diversos gêneros textuais e fazendo o aluno tomar gosto pela leitura.

PROFESSORA:__É verdade né? Nem havia pensado nisso.

Toca para o recreio e as crianças começam a cantar e saem em fila para o recreio e as cortinas se fecham.

CRIANÇAS:__Chegou a hora de merendar, vamos comer bem devagar....

SALA DE AULA 2

As crianças estão brincando e a professora chega.

PROFESSORA:__Bom dia crianças! Vamos sentar todos! Vou começar contando uma historinha pra vocês.

As crianças sentam e prestam atenção.

PROFESSORA:__Era uma vez um passarinho chamado piu piu, vivia dando trabalho a um gatinho que nunca conseguia alcançar o passarinho, porque ele era muito esperto e sempre escapava...

Nesse momento a aula é interrompida pela coordenadora que entra e conversa com os alunos.

COORDENADORA:__Mas que turma bonita. Quem quer aprender aqui?

TODOS:__Euuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

COORDENADORA:__Estão gostando da historinha.

TODOS:__Simmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!

COORDENADORA:__Que bom! Professora, muito bem, vejo que sua aula está bastante motivante. Poderia me mostrar seu planejamento, seu semanário e registro das aulas?

PROFESSORA:__Sim, pois não, aqui está. Hj estou começando com a acolhida, depois vou entregar essas atividades impressas, pois tenho alunos com diferentes situações. Para aqueles que já sabem ler, preparei essa atividade com texto e aqueles que não sabem ainda, fiz essa com palavras da mesma família silábica.

COORDENADORA:__Muito bem, vejo que está tudo certinho. Ambiente alfabetizador. Vou tomar a leitura de um aluno.

Juninho, leia pra mim.

JUNINHO:__O TA-TU QUE-BROU A TE-LHA DA TO-CA DA TI-TI-A TAR-TA-TU-GA.

MARIANA:__Eu já sei contar de uma até vinte!1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13....

COORDENADORA:__Tá bom Mariana.

MARCIA:__Eu já sei dizer palavras com sílabas travadas. Um tigre, dois tigres, três tigres.

QUITÉRIA:__Eu tô cobrindo a letra A com bolinhas.

COORDENADORA: __Mas que diversidade de atividades. Isso é que é trabalho diferenciado. Precisando de mim é só chamar, estou aqui pra ajudar.

PROFESSORA:__Que bom, e vou precisar sempre.

MÁRCIA:__Eu já aprendi outra frase:__O rato roeu a roupa do rei de Roma.

JUNINHO:__Pronto ela bateu com a cabeça.

Mariana: __Professora, pode corrigir agora minha atividade?

PROFESSORA:__Traga Mariana, e os outros continuem lendo, ok?

ANTÔNIA:__

MARGARIDA:__

Toca o recreio e todos saem correndo.

SALA DOS PROFESSORES

Enquanto isso na sala dos professores....

Esmeralda(coordenadora): __Hoje é o dia de entregar o planejamento, alguém fez?

Madalena: __Claro que eu fiz, há cinco anos eu tenho meu planejamento pronto só é imprimir

Pedro:__Credo, você desenterrar todo ano o mesmo planejamento. E onde fica a adequação a realidade dos alunos?

Pâmela:__Pronto, e o que é que tem? Pois eu copio todo ano o planejamento da minha colega e não tô nem aí.

Pedro:__Você está errada em copiar. Todo ano a gente precisa se renovar.

LETÍCIA:__Pois o meu é minha coordenadora que faz! Ela já traz pronto e eu só anexo a caderneta. Minha coordenadora é muito eficiente.

ESMERALDA:__Letícia! Ela tá brincando minha gente.

Pedro:__Doida ela, doida você. Planejar minha gente é diagnosticar e a partir da realidade do nosso aluno ir adequando os conteúdos.

EDVIRGES__E você só quer ser o certo. Cuidado, quem muito anda na linha o trem pega.

PEDRO:__Não é questão de andar na linha. É apenas ser organizado e zelar pelo meu nome.Já pensou em eu ficar conhecido como o professor que copia planejamento.

Neste momento entra uma outra professora....

REBECA:__Oi gente desculpe-me por ter chegado atrasada, Esmeralda, não trouxe o meu planejamento, porque a tinta da minha impressora acabou, mulher.

PEDRO:__É interessante, todo bimestre na entrega do planejamento a tinta da sua impressora acaba. Ela já é programada é?

ALTINA:__O meu planejamento é feito na hora da aula, quando eu chego. Abro o livro e vejo de onde eu parei. Pra que essa burocracia?

PEDRO:__Minha querida, a vida da gente não deve ser só improviso não. A gente planeja tudo em nossa vida pessoal e profissional. O burocrático faz parte da organização.

Esmeralda(coordenadora):__Minha gente não foi assim que eu repassei! Vocês precisam cumprir os prazos de entrega. Assim eu vou ficar mal vista.

PEDRO:__Mal vista? Mal vista e meia. Planejar não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.

Madalena: __Eu que não vou estragar meu final de semana lindo, pra fazer planejamento.

PEDRO:__ E suas aulas atividades.O professor, ao realizar seu planejamento de ensino, antecipa de forma coerente e organizada todas as etapas do trabalho escolar.

Pâmela:__Vou tentar fazer um planejamento com minhas palavras. É que eu sou tão ruim em verbo.

PEDRO:__ Minha filha ,o bom planejamento de ensino é aquele que melhor adapta-se a realidade sócio-cultural em que o aluno está inserido.

LETÍCIA:__E que culpa eu tenho dos alunos terem nascidos pobres.

PEDRO:__ Sai cada pérola nessa sala dos professores. Olhe, o importante é salientar que o planejamento sirva para o professor e para os alunos, que ele seja útil e funcional a quem se destina objetivamente.

EDVIRGES:__O meu planejamento funciona todo dia. Meus livros eu trago com as páginas todas marcadas todos os dias.

PEDRO:__Credo da missa. Desde quando planejamento é marcar página de livro?

REBECA:__Minha gente, vamos nos esforçar! Fazer as coisas certinha. É pro nosso bem.

ALTINA:__Tá querendo agradar a coordenadora né? Eu trouxe o planejamento que você me pediu emprestado.

PEDRO:__Eu desisto, não agüento mais isso não. Um bando de professores preguiçosos.(Ele se levanta e vai embora)

Madalena: __Pedro! Cuidado com o trem.

Esmeralda(coordenadora):__Minha gente acabou a reunião e eu quero todos os planejamentos entregues até amanhã.(Ela sai com a mão na cabeça)

Todos se levantam e saem falando de uma vez só fazendo polêmica.

Alessandro Mello
Enviado por Alessandro Mello em 05/06/2011
Código do texto: T3015921