Ahhhhh, não sei nada de Física

Calma, você não está sozinho e eu também não sabia nada dessa matéria tão linda e maravilhosa que é a física. Primeiro, nada de ser politicamente correto, a vida é assim.

Quando você aprende (ou tenta aprender) física no colégio, pelo menos na maioria das situações, você sai aborrecido. Quando a coisa aperta, você solta uma dessas palavras pequenas, mas que as pessoas continuam afirmando que é um palavrão.

Mas, vamos ao que interessa.

Como eu já disse aqui: eu não sabia nada de física. Hoje eu sinto que estou um pouco melhor, mas não sei de tudo não. O maior problema não é do aluno, mas sim da pessoa que está lá na frente explicando a matéria. Nem sempre o professor é ruim, apenas a dinâmica dele não é muito boa. Isso faz com que a aula seja uma porcaria. E claro, você pode até gostar de física, mas não entende nada do assunto, isso é assustador!

Para aprender mesmo, você tem que esquecer aquela coisa de tentar ser um NERD. Você tem que esquecer essa forma de ensino durão que muitas escolas tem por ai. Nem sempre escolas de freiras são as melhores. Também não adianta estudar muito, estude pouco, mas saiba muito bem isso que estudou. Mas, se você quiser aprender física, basta olhar a sua volta. Olhe para tudo, tudo mesmo. Você começará a perceber que a física faz parte do cotidiano, e então você irá ter desejo de saber como as coisas acontecem. Você tem que conviver com isso, mas não apenas com isso.

Procure sempre formular as idéias e não siga apenas o que o professor fala. Você tem que entender, e ver, que tudo é física. Você respira por causa da física. Você caminha por causa da física. Você sente as coisas por causa da física. Beber um refrigerante é física. Um avião voa devido a física.

Mas não fique chateado se você não aprendeu física ou qualquer outra matéria. A culpa não é sua, mas sim dos professores que não tiveram competencia para ensinar você da forma como era pra ser feito. Tudo depende de quem ensina, mas também de quem quer aprender. Professores que ensinam uma física chata devem ser considerados criminosos.

Jonathan Quartuccio
Enviado por Jonathan Quartuccio em 07/02/2011
Reeditado em 20/09/2014
Código do texto: T2777577
Classificação de conteúdo: seguro