Mundo de criança

"A criança chega em casa, rindo, com a lata de leite em pó de baixo do braço, que ganhara na escola. O pai desempregado, ainda de pijama, questiona a alegria do garoto:

-Por que diabos está rindo tanto moleque?

-Eu rio do que não entendo papai...

-E o que é que você não entende? O que é tão engraçado?

-Eu não entendo o mundo, e rio dele! Um homem diz que eu tenho que estudar, o senhor diz que tenho que ir pra escola e trazer o leite, mas por que o homem não diz para o senhor estudar, e por que o senhor não traz o leite pra casa? Na escola aprendi que as crianças têm o direito de estudar para que sejam bem sucedidos, e quando se tornarem adultos possam ser "alguém na vida" e ter condições de sustentar suas famílias. Aprendi também que é responsabilidade do governo nos dar estudo, e dos nossos pais nos incentivar, mas não é o que acontece! O governo me dá escola porque é obrigado, me da o leite para ganhar votos, e o senhor me manda para escola para ter o que comer... Tem alguma coisa errada! Os adultos não têm coragem de admitir o que querem, e por isso ficam inventando essas histórias para enganar os pobres, e tentar enganar as crianças, mas a mim ninguém engana! Eu rio quando vejo adultos falando para crianças que não vale a pena chorar por um amor, e a noite ligo a TV, e vejo adultos matando seus companheiros alegando ser por amor. O que é uma lágrima perto de uma morte?! Eu rio quando vejo no jornal um homem falando que a "taxa de criminalidade" nunca foi tão baixa na cidade, e quando viro a página, vejo que a cidade é uma das mais violentas do mundo. O senhor também não acha que tem algo errado papai? Dou risada quando um homem quer interferir no dinheiro das pessoas, dizendo o que ela devem ou não fazer com seu dinheiro, e rio mais ainda quando este mesmo homem diz que o ideal para o mundo é um tal de "socialismo", porque as pessoas devem ser iguais, devem ter liberdade... Como pode ?! Rio quando esses tais de "socialistas" acusam uns tais de "capitalistas" pelos problemas do mundo, e vice-versa... Não seria mais simples se eles entrassem num acordo e inventassem algo do tipo "sócio-capitalismo"? Existem uns tais de democratas, alegam que o povo deve dizer ao governo o quer querem, mas desde quando o povo sabe o que quer? Existem uns tais de anarquistas também, que não querem governo, e nenhum tipo de "força autoritária", mas vivem se matando por aí! Como eles podem dizer que o governo não é necessário, se eles mesmo são a prova de que a violência existe?! Olha papai, eu não sei como era a escola na sua época, ou na época destes adultos, mas com certeza era diferente de hoje, pois vocês aprenderam tudo errado! Eu acho que vocês todos deveriam voltar para escola, ou então, o mundo das criança deveria ser separado do mundo dos adultos, porque ou vocês nos deixa ser feliz, ou ouvem nossas idéias!

O pai, sem entender uma só palavra do filho, fez cara de desprezo e disse:

- Me dá esse leite aqui e para de falar besteiras, você é muito novo para tratar de política!"

Quem me dera se o mundo só das crianças existisse, quem me dera viver lá, quem me dera ser para sempre uma criança.

Jack Lorente
Enviado por Jack Lorente em 15/06/2010
Reeditado em 05/07/2010
Código do texto: T2321962
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.