Segredo
Que coisa inútil é um segredo!
Se um segredo é segredo, pra que contar a alguém?
Seria o segredo uma desculpa, para implorar por piedade e dó? Para testar a sua confiança em alguém? Um jeito de fazer com que todos saibam de algo?
Talvez o segredo sirva para tornar palpável algo que parece irreal e sem importância se for somente de seu conhecimento. Afinal, um segredo guardado acaba se tornando um mistério para você mesmo.
Creio que quando revelamos um segredo para alguém, buscamos um apoio. Muitas vezes o objetivo de se revelar um segredo é buscar um conselho, um apelo por ajuda, e não somente o silêncio.
Segredos nem sempre estão ligados a algo recente, algo que se está passando, segredos as vezes são tão profundos, que chegam a ser um resumo de sua vida, coisas que ocasionalmente você mesmo se envorganha pelo fato de saber, e mesmo assim insiste em contar a alguem...
Um segredo, eu insisto, é inútil! É capaz de acabar com uma amizade, um relacionamento, mas se pensarmos bem, o culpado não é quem deixou de guardar o segredo, culpado mesmo é quem contou para o fofoqueiro! Confiança e segredo não combinam, você há de concordar comigo, que ninguém é capaz de guardar todos os segredos. Sempre existe um segredo pelo qual abrimos uma excecão, e acabamos contando, e ainda assim temos a cara de pau de pedir para que a pessoa não conte a ninguém que você é um fofoqueiro, pedimos para que ela mantenha 'segredo'. E se for um segredinho qualquer, ainda vá lá... Mas quando é um segredo sério, que pode mudar o rumo de coisas importantes, a coisa fica feia...
Segredos em geral são banais. Manter segredo sobre por quem está apaixonado, sobre qual fantasia vai à festa, quem você beijou no fim de semana, qual a sua idade...
Segredos são, eu torno a dizer, inúteis!
Mas há certos segredos, que são tão secretos, que desconfio que ninguém jamais conseguiu arrancar da sileciosa vida: o que é amor? o que é ódio? o que é vida? o que é um segredo?