Lágrimas de palhaços
A responsabilidade de prevalecer a risada sobre a lágrima, o dever de derrubar a máscara molhada e salgada de cada pessoa, e libertar dentro dela uma alma que luta em mostrar para o mundo o melhor que ela pode fazer, sorrir...
O Palhaço tem a dificil função de fazer rir, gargalhar em sua forma mais pura, fazer a alma feliz. De sua boca não saem palavras, pois sua meta não é ver os dentes amarelos da sociedade, o que ele tenta fazer, é jogar jestos e atitudes mudas no ar, que soam como ironia, e fazer com que as pessoas se divirtam sem precisar pensar.
Este é o destino de um palhaço, um comediante, que hoje é visto como uma trilha desgraçada para se trilhar. É incrível o poder que a sociedade tem de distorcer as situações, de sancionar o desprezível e rebaixar o glorioso. Num mundo onde as pessoas se importam mais com quem rega a vida em lágrimas do que com quem contagia o mundo de alegria, o palhaço, junto a sua sina de fazer rir, sente a dificuldade em alegrar. O palhaço, melhor do que ninguem, percebe a tristeza em que as pessoas se encontram, percebe que o mundo está girando para o lado errado, que sua evolução prevalece somente ao que diz respeito à tecnologia, e que a vida está cada vez mais chata! Mas diante disso, o palhaço não pode chorar, talvez mais importante do que fazer rir, é não chorar. Palhaços são seres sensíveis, que por trabalhar com as emoções alheias, não sabem como administrar o que sentem, são sobre-humanos abençoados com o dom da comédia, e amaldiçoados pelo peso de suas lágrimas. No dia em que a platéia não rir, e o palhaço chorar enfrente aos rostos indiferentes, borrar sua maquiagem com uma simples e desprezível lágrima, o mundo acabará, lágrimas de palhaços são em litros mais perigosas do que as nossas, sua tristeza é capaz de secar o mundo, e quando a força de um palhaço desaba e sua tristeza surge, uma maldição é rogada sobre as pessoas, que tão desmerecedoras da vida são, que não basta apenas não rir, elas conseguem ainda destruir os sonhos de quem quer fazer do mundo um lugar mais feliz, ou menos chato, menos triste.
Até quando insistiremos em tentar fazer palhaços chorarem ?