Internetês
Internetês: ameaça à nossa língua ? velocidade de comunicação?
Essa nova forma de comunicação veio para facilitar as conversas nas salas de bate-papos, com suas formas abreviadas e novas expressões, isso agiliza a emissão de uma mensagem para que percam o menor tempo possível na transmissão das mesmas.
Mas o problema está em quem as usam, os jovens, que dão preferência à simplicidade dessa forma de escrever, por ser desprovida de qualquer norma e compromisso com a gramática. É “1 barato“ dizem eles.
O internetês tanto influência quanto é influenciado, pois muda a forma dos jovens escreverem e se expressarem, como também está sempre sendo mudado por eles, isso é a evolução que é tão importante para todos.
Todavia é por aí que o perigo se apresenta, com toda essa evolução os jovens quando saem do mundo virtual e vão para um texto formal, ficam perdidos, o que eu posso? o que eu não posso?, pelo fato de ficarem usando essa nova forma de comunicação, e o que é pior têm uns que já nem se perguntam mais, acabam escrevendo do mesmo jeito que escrevem nos “chats” sem se darem conta disso. Escrevem sem as devidas normas gramaticais, assim começam a ameaçar a língua, porque acabam escrevendo e falando essas expressões do mundo virtual, onde não poderiam, uma vez que quase tudo que se torna corrente na língua acaba ganhando direito de cidade, inserindo-se na gramática, podendo deixar muito pobre uma língua tão rica e cheia de nuances.
Portanto, se conseguirmos conscientizar os jovens de que precisam se adequar segundo o contexto, poderão continuar com o internetês nos papos internáuticos sem deixarem de ser cultos nos textos formais e assim teremos o internetês e o português culto, “kda 1 na sua”.
Autor: Luiz Cláudio Machado