O Jovenzinho
Na pizzaria ele chega devagarzinho, tímido, desengonçado. Parece com receio de todos e de tudo. É apenas um adolescente, cresceu rapidamente, está aprendendo a viver a nova fase.Há dias atrás era apenas uma criança, hoje com penugens no rosto, voz enrolada, nariz grosso, espinhas pipocando...
Dirige-se a balconista, olhos baixos, força a voz tentando passar uma segurança que não sente. Pede uma pizza grande e uma coca de um litro. Segue para uma mesa, enquanto aguarda olha a sua volta e percebendo que algumas pessoas estão lhe olhando, baixa os olhos e se compraz em admirar o florido da toalha. Se tivesse coragem, puxaria conversa com um grupo alegre e barulhento que estava na mesa ao lado, mas...
A balconista trás a pizza, a coca geladinha, e o jovenzinho entra com apetite e entusiasmo. Não olha nem para direita nem para a esquerda; se levantasse a cabeça perceberia que no balcão a dona e alguns empregados olhavam para ele, cochichavam e riam. É que a pizza era realmente grande. Mas eles ainda não tinham visto nada. Em pouco tempo a coca desapareceu. Fez sinal, pedindo mais uma garrafa de um litro.
Agora percebeu que chamara atenção. Fazer o quê? Estava na chuva para se molhar. Esqueceu a vergonha, ou melhor, empurrara a ‘estraga prazer’ para debaixo da mesa e ‘largou a lenha’, digo, abriu a boca sem dó na apetitosa pizza de calabresa.
Depois de uns minutos, quando parecia ter vencido a ‘batalha’, deitou a cabeça na mesa. Apreensiva a dona se aproxima e batendo de leve no ombro do jovenzinho pergunta se ele está passando bem. Ela reconhecia que a pizza era grande, e com mais dois litros de refrigerante dentro da barriga do moço, deveria está em guerra. Para surpresa sua, ele levanta um pouco a cabeça e responde com uma mão sobre a boca:
- Estou bem. Não se preocupe. É esta maldita dor de dente. Estou esperando ela passar pra terminar a pizza.
A dona da pizzaria, percebendo que os fregueses também estavam apreensivos, enquanto voltava para o balcão diz para todos:
- O jovem não tem nada pessoal. Ele está é com dor de dente. Mas daqui a pouco vai ficar bom e voltará para a melhor pizza do pedaço acompanhada de uma coca geladinha!
Com riso e aplausos, o jovem se encontra embalado. De repente, levanta a cabeça e devora o último pedaço.