Perfeição é o Horizonte dos Homens

Um aluno a seu mestre:

- É verdade que a perfeição não existe? Quer dizer, já que não pode ser alcançada, é só uma imagem criada pelos homens...

O mestre, em vez de responder, disse:

- Vamos ver o pôr-do-sol.

Sem entender, o aluno o seguiu. O sol já descia, escondendo-se atrás das montanhas, e após uma longa contemplação, o mestre perguntou:

- O sol sempre se esconde atrás do horizonte, não? Se eu alcançar o horizonte, acha que vou encontrar o sol em seu esconderijo?

O aluno ficou surpreso:

- Mas mestre, o senhor nunca alcançará o horizonte. O senhor mesmo disse que a cada passo que damos em direção a ele, ele se afasta a mesma distância. Sempre vai haver um horizonte para o sol se esconder.

- Oras... então se nunca posso alcançá-lo, significa que ele não existe, não?

O aluno finalmente entendeu que isso estava relacionado à sua pergunta inicial. O mestre continuou:

- A perfeição é o horizonte dos homens. Não é que ela não exista, tampouco existe como "algo". O horizonte é um conceito criado pelos homens, algo abstrato. Uma idéia que explica algo que sentimos, percebemos, mas não entendemos. Se eu te perguntar o que é o horizonte, você sabe o que é, mas não consegue explicar. Você o vê, sabe onde está, em que direção fica, mas nunca pode alcançá-lo.

Continuou ainda:

- Do mesmo modo é a perfeição: você sabe onde está, em que direção fica, mas nunca pode alcançá-la. E, assim como o horizonte, foi feita para te fazer caminhar, ainda que consciente de nunca alcançá-la...

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 25/10/2009
Reeditado em 25/10/2009
Código do texto: T1886767
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.