Perfeição é o Horizonte dos Homens
Um aluno a seu mestre:
- É verdade que a perfeição não existe? Quer dizer, já que não pode ser alcançada, é só uma imagem criada pelos homens...
O mestre, em vez de responder, disse:
- Vamos ver o pôr-do-sol.
Sem entender, o aluno o seguiu. O sol já descia, escondendo-se atrás das montanhas, e após uma longa contemplação, o mestre perguntou:
- O sol sempre se esconde atrás do horizonte, não? Se eu alcançar o horizonte, acha que vou encontrar o sol em seu esconderijo?
O aluno ficou surpreso:
- Mas mestre, o senhor nunca alcançará o horizonte. O senhor mesmo disse que a cada passo que damos em direção a ele, ele se afasta a mesma distância. Sempre vai haver um horizonte para o sol se esconder.
- Oras... então se nunca posso alcançá-lo, significa que ele não existe, não?
O aluno finalmente entendeu que isso estava relacionado à sua pergunta inicial. O mestre continuou:
- A perfeição é o horizonte dos homens. Não é que ela não exista, tampouco existe como "algo". O horizonte é um conceito criado pelos homens, algo abstrato. Uma idéia que explica algo que sentimos, percebemos, mas não entendemos. Se eu te perguntar o que é o horizonte, você sabe o que é, mas não consegue explicar. Você o vê, sabe onde está, em que direção fica, mas nunca pode alcançá-lo.
Continuou ainda:
- Do mesmo modo é a perfeição: você sabe onde está, em que direção fica, mas nunca pode alcançá-la. E, assim como o horizonte, foi feita para te fazer caminhar, ainda que consciente de nunca alcançá-la...