Possibilidades [devaneio]

- Mas às vezes fico pensando, Dan. Se as coisas fossem diferentes...

Dan olhou pra garota, que havia deixado esse comentário escapar, envolvida em seus pensamentos sobre o que não acontecera.

O garoto achou que deveria ficar preocupado com a amiga, mas não ficou. simplesmente sorriu e começou com seus devaneios:

- Se tal coisa acontecesse, você seria mimada e eu nunca poderia estar aqui com você.

A garota sentiu que aquilo era pra animá-la e sorriu.

Dan continuou a falar:

- Se tal coisa não acontecesse, você seria traumatizada e eu não estaria com você.

Ela arregalou os olhos. Ele estava contrariando o que acabara de falar?

- Mas tal coisa não aconteceu, eu sou assim e você está comigo.

- Sim. Tal coisa NÃO aconteceu, você É assim e eu ESTOU com você. Mas se tal coisa NÃO TIVESSE acontecido, você SERIA assim e eu NÃO ESTARIA contigo.

O que ele estava dizendo? Para a garota, ele estava brincando com ela, e se irritou:

- Pare com isso! Você está me provocando?

Sem se alterar, Dan continuou:

- Você SABE que eu SOU assim e você GOSTA de mim. Isso é uma verdade. Se eu FOSSE assim e você SOUBESSE disso, GOSTARIA de mim ainda? Isso é uma pergunta.

- E daí que é uma verdade e uma pergunta?

- Verdades são absolutas. Perguntas são para ser respondidas. E então?

- Você afirma e depois pergunta a mesma coisa?

- Só me diz: sim ou não?

Ela suspirou. Conhecia bem o Dan. Algum propósito por trás da insistência?

Após muito tempo, respondeu:

- Não.

- Por quê?

- Porque a sua pergunta é um mundo de possibilidades. SE tal coisa, CASO fosse; é um mundo de suspeitas, hipóteses que, por mais que pareçam se aproximar de uma verdade, não passam de idéias, sonhos sem realidade. Tentando cogitar o que PODERIA ter ocorrido, acabamos por direcionar o raciocínio para o caminho mais conveniente, para parecer que um mundo bonito poderia ter existido CASO tudo saísse nos conformes.

Dan segurou levemente a mão dela, concordando.

- Eu nunca estaria com você em um mundo de possibilidades. Lá você encontraria alguém perfeito e eu nem poderia existir. Eu fico feliz por morarmos em um mundo tão defeituoso, você não acha?

Ela riu.

- Pois eu ainda estou em dúvidas se esse não é realmente o mundo das possibilidades.

Dan disfarçou, mas ficou sem graça.

- Ora, você seria feliz com ou sem mim. Isso não é uma possibilidade, é realidade.

- Provavelmente. Eu me sinto bem comigo mesma. Mas fico ainda mais feliz com você. Eu me sirvo de companhia o tempo todo, não sinto falta de mim. Mas você, eu sei que há a possibilidade de estar ou não ao meu lado, por isso gosto de cada instante. Pensar que poderias não estar aqui, me faz abrir bem os olhos e não querer te perder de vista.

- Pare com essa história de possibilidades! Cada possibilidade é uma realidade perdida! Não estamos em uma fantasia!

- Tem razão. Se aqui fosse um sonho, tal coisa teria acontecido...

- E eu não estaria com você, quer dizer, mesmo que estivesse, não seria real, apenas uma possibilidade. A vida não é construída com possibilidades e probabilidades, não segue uma lógica e não tem razão.

Ela o abraçou. Dan, surpreso pela súbita atitude, não sabia o que fazer.

- Vamos parar com isso - ela pediu. - Você acabou de dizer que a vida não tem razão nem lógica, e no entanto está tentando racionalizar demais. Daqui a pouco vou achar que isso não passa de uma possibilidade e vou ter medo da probabilidade desse sonho se tornar real.

Ele entendeu. Gentilmente tocou os ombros dela e afastou-os de seu peito. Fitou os olhos chorosos dela, pois era assim que se entendiam melhor, e depois de um tempo, convidou:

- Vamos jogar Tafl.

Ela riu.

- Da racionalização direto pra falta de nexo. Esse é o Dan que eu conheço.

-----------------------

(obs.: trecho de uma história escrita em 2005)

Voo do Corvo
Enviado por Voo do Corvo em 23/10/2009
Reeditado em 23/10/2009
Código do texto: T1882286
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.