Eu cortei três papagaios...

Bandeirinha: Eu vou contar uma história, tem um pouco de lero, mas é de toda verdade.....pra valer mesmo!!!.

Tiãozinho: conta aí...

Bandeirinha: Eu era pequeno, acho que tinha uns 9 anos, era um sábado, lembro como se fosse hoje...estava na parte da tarde mais ou menos lá pelas 3:30 hs....lembro que pela manhã eu tinha ido na casa do Domingos, meu amigo preferido...ele morava ao lado do comércio do meu pai...lá na rua M, no Cohatrac, isso em São luís, lá no Maranhão, onde eu nasci...

Tiãozinho: ah...lá em São Luís, você já me disse...

Bandeirinha: Pois é....nesse dia, a gente passou cerol nas linhas...você sabe...né...linha de papagaio...a gente queria empinar a tarde....claro, né....o Domingos que preparou tudo...ele era um mago!!!...ele sabia fazer tudo!!!...cortava o vidro..quebrava todinho!...depois jogava dentro de um pilão...aí, pilava, né?!!! depois colocava cola, misturava tudo...mexia...mexia...mexia...rapaz...aquilo virava um grude!!!...tem gente que chama até hoje de grude...Tem, razão, né?!!! Era um grude mesmo...

Tiãozinho: eu já vi...fica mesmo...

Bandeirinha: Pois é...aí foi...fez o cerol, né... todinho!!!...depois vocês sabem, né?!...tem que passar na linha...antes, claro...tinha que testar a pipa...que lá em são luís a gente chamava de papagaio...você sabe...essa história de pipa, eu não conheço não?!!! pra mim o nome é papagaio e pronto...Só na televisão mesmo que a gente vê o nome diferente....mas, a gente não gosta de mudar o nome das coisas não...eu gosto mesmo é de papagaio!!!...pois é...aí...foi....beleza...tá aindo, né....tá aindo né...beleza

Tiãozinho: tá aindo pra onde rapaz?

Bandeirinha: não sei...me perdi!!!eu tava aonde mesmo?

Tiãozinho: você estava testando o papagaio...

Bandeirinha: ah...é verdade...pois é....aí você sabe...quando a gente comprava um papagaio tinha que testar primeiro...colocava ele no chão...pra vê se ele ficava penso... você sabe, né? “Penso”, quer dizer que o papagaio tinha que ficar certinho...ele não podia virar nem pro lado, nem pro outro...tinha que ficar certinho...essa é a verdade!....o difícil era conseguir um papagaio assim!!!...pra dizer mesmo...vou dizer logo: nunca dava certo de a gente comprar papagaio pronto!!!...não prestava...vim tudo escangalhado...eita coisa ruim!!!...ah....o Domingos já ia fazer o cerol mesmo, né?!!!..o que custava ele fazer logo o papagaio também???...pois é...no final das contas, ele também fazia o papagaio!!!....rapaz, dava trabalho, viu?!...menino!!! pensa!!! num negocio trabalhoso!...eu acho que criança tinha que ganhar dinheiro também!!!

Tiãozinho: por quê?

Bandeirinha: ora...eu já trabalhava desde pequeno meu fi....rapaz!...aquele negócio de ir cortar taboca?!!...aquilo é que nem ia caçar cutia no meio do mato!!!...você se arranha também...e é bom, que quando a gente é criança tem que entrar no mato de qualquer jeito...né?! Num pode ter facão não!!!...pensa, qual é o doido que vai dá um facão pra um menino de 9 anos?!!...só se for mais doido que o menino né......eu, nessa época, eu num ia pedir pra minha mãe um facão...você não concorda??!!..já, pensou eu chego pra ela: “mãe, me dá um facão pra eu ir lá no meio do mato pegar taboca”...ela ia pegar o facão e, ia era me dá umas açoitadas nas costela...né, não??!! eu ia acabar era apanhando e ficar sem taboca nenhuma...não é verdade?! Encabula comigo...você não acha...?!

Tiãozinho: você está desviando o assunto...

Bandeirinha: eita....de novo!!!...tá vendo?!!!, você fica me atrapalhando!!....deixa eu voltar.!..pois é...aí...o Domingos, era especialista na arte de fazer papagaio!!...ele fazia de tudo rapaz!!...o bicho era bom viu....fazia até curica bem feita!!!...curica, você sabe, é aquele papagaiozinho de papel...que a gente pega um folha de papel...daqueles que a gente não usava no colégio...aí, corta e faz....era mais para criança-criança!!! éh!!! porque nessa época eu já era criança-adulto...você sabe, a gente já era maiorzinho...já tinha destino feito...saía sozinho...num era mais criancinha não... porque você sabe, né Tião...tem uma época que a gente não sabe de nada!!!....rapaz...a gente sofre!!!...você não acha não?...rapaz, quando eu era criança-criança...menino!!!!...rapaz!!!, eu sofria, viu!!!, rapaz!!!, tudo que eu via eu num entendia!!!...eu até pensava que era meio burro!!!....olhava aqueles burrinhos...você sabe, né, dos desenhos...e ficava pensando, que eu ficaria daquele jeito!!!...lá em casa, você pensa que é brincadeira???!!!...meu outro irmão, o depois de mim...quase foi, foi marcado tipo boi!!!....sabe porquê?

Tiãozinho: Não..o que foi ??? por quê?

Bandeirinha: o meu irmão mais velho....o João...rapaz!!!...era o dia todo xingando ele com um negócio de burrinho feliz!!!...eu ficava só pensando...ainda bem que eu sou burro também...mas, não sou um burrinho feliz....!!!

Tiãozinho: por quê, você não gostava não?

Bandeirinha: rapaz...aquele burrinho feliz era muito feio!!!...pensa num burrinho feio!!!...lá em casa tinha o disco...um disquinho verde!!!...daqueles pequenos...que o pessoal chama de vinil, entende?!..você pensa..., menino....eu escutei muito aquele disco!!!...mas até hoje, num lembro de nenhuma uma música!!!...sabe por quê?...ora...no mínimo por causa daquele burrinho feio que tinha na capa!!!...oh...coisa feia!!!...que, que é isso?!!!...

Tiãozinho: sério mesmo?

Bandeirinha: inda tem outra...eu ficava quieto no meu canto...porque meu irmão chamava o outro de burrinho feliz...e eu pensava comigo; matutando....inda bem que eu também não sou que nem esse burrinho do disco!!!....isso tudo Tiãozinho...porque quando a gente é criança-criança, a gente não entende nada....eu olhava o carro andando....lá, o meu tio que dirigia!!!...que levava a gente!!!...o tio José...aí ele mexia na direção, pra lá e pra cá....eu ficava só olhando...no mesmo dia....cheguei em casa pensando: “já, sei, o carro anda porque o motorista mexe a direção pra lá, e pra cá”...rapaz..foi uma felicidade doida!!!...ficava só pensando lá em casa...achei bom demais naquele dia....

Tiãozinho: foi, é?

Bandeirinha: rapaz...pensa numa criança-criança feliz...depois de muito tempo....é que fui ver que tinha as marchas...aí, é que o carro andava....!!! eita menino burro...ainda bem que estudei depois....!!! mas, também...pensa... onde eu nasci??!!...rapaz, na época que eu era pequeninho...assim, do jeito que estou te contando agora...não tinha esse tanto de carro não!!!....carro, era coisa de gente rica!!!...o que tinha muito era bicicleta!!!....pergunta pra mim, como é que anda uma bicicleta...?!!! eu sei até o tamanho dos raios...daqueles molecas!!!...andei demais...!!! vou te contar um negócio...eu acho que andava mais encima das bicicletas do que a pé!!! você acredita?!!!. rapaz....quando eu num tava comendo ou dormindo...adivinha o que tava fazendo?!! eu tava era encima de uma bicicleta!!!...lá em casa...já disse né...meu pai tinha um comércio...então, pensa, tinha um monte de bicicleta....era o veículo oficial da mercearia...eu acha bom!!!

Tiãozinho: verdade mesmo?

Bandeirinha: rapaz...era que nem frota de ônibus estacionado....tudo parado uma do lado da outra!!!...não eram muitas não!!!...acho que era umas quatro ou cinco!!!....mas, eu achava legal...inclusive...quando eu aprendi andar de bicicleta...foi até rápido!!!...não lembro de ter caído muito não!!!...quando eu aprendi não!!!, mas depois...eita...tenho cada lembrança...!!!. rapaz...já levei cada queda de bicicleta!!!...uma vez, só pra não perder a história, eu tava andando lá na rua M, já tinha passado do meio da rua...eu tava andando numa cargueira!...aquelas bicicletas vermelhas...grande..que tem uma garupa na frente também....!!!.você sabe, né?! Aquelas bichas são pesadas...! pois é..!.eu tava andando...tava devagar....eu não lembro direito Tião, eu sei que...rapaz...! eu só vi um vulto.... “fiihuhhh!!!....”... passou assim na minha frente!!!...num sei se foi um morcego...lá tinha muito morcego à noite...rapaz....do nada....quando vi, eu já tava de cabeça pra baixo!!!....você acredita?!!!! rapaz...foi muito rápido...eu nem pisquei o olho direito...quando vi, eu tava olhando o asfalto de pertinho!!!...minha mente na hora ficou toda embaralhada....rapaz...o que diabo que até acontecendo???....isso, assim, em questão de segundos...né....a gente fica meio embaralhado na hora.!!!...já aconteceu com você isso? Eu achei que tava dormindo...quando vi...um homem me olhando com um olho de coruja...grandão...aí pensei....eita disgrama!!!...caí mesmo!!!! levantei...todo sem graça....!!!! e o cara ficou só me olhando!!!....me ajudar que é bom..nada...eu com a bicicleta por cima de mim....e ele foi embora...é um curioso!!!

Tiãozinho: jé estranho mesmo quando a gente embaralha a mente assim...mas, termina sua história....cadê o papagaio?...você saiu de novo....

Bandeirinha: tá vendo...eu me perco toda hora!!!....pois é...aí, a gente preparou os papagaios...rapaz!...foi a manhã todinha....ê beleza!!!....gostei demais naquele dia!!!...bom...era um sábado....o meu irmão mais velho, o João...ele tava lá também pra empinar o papagaio dele...só que ele tem uma doença que ele não pode correr!...então...ele ficava mais era segurando o papagaio dele!..você sabe...você conhece ele, né?!! pois é...e eu nunca tinha empinado de verdade um papagaio...assim pra valer mesmo!!!....naquele dia...eu tava empolgado!!!...porque lá na rua M...rapaz! tinha até briga de gente empinando papagaio...aquilo era festa!!!...dava até curto-circuito nos postes..!!!..

Tiãozinho: eu não acredito....

Bandeirinha: eu te juro.!!!...rapaz...teve um dia...que um cara lá, de lá mesmo....de são luis mesmo...ele era um jumento no papagaio!!!...rapaz...ele cortava o papagaio de todo mundo!!!....eu num sei que diabo de cerol ele preparava???....parecia que ele cortava vidro de televisão!!!...eu acho que o pai dele era dono de uma fábrica de tv, só pode!...né...!!! rapaz...toda vez que ele empinava o papagaio dele...não tinha gente!!!....ele cortava de todo mundo!!!....e o bicho era bom...viu!!!

Tiãozinho: e o curto-circuito....

Bandeirinha: pois é...aí...tiãozinho...eu num sei o que aconteceu...só sei, que ele foi baixar o papagaio...você sabe...deu um sacalão....!!! quando ele emborcou o papagaio...rapaz...só escutei o estralho....e aí pegou a linha num fio, de poste....rapaz...eu escutei foi de longe... “zinhnhummmm..!!!.zinhnhummmm....!!!zinhnhummmm....!!!”...menino.. saiu pipocando...foi tudo...!!!! deve ter queimado televisão de uns 10 lá da rua....!!!! rapaz...aquilo que foi coisa de doido....!!!

Tiãozinho: e o pessoal das casas?

Bandeirinha: rapaz...você só via neguinho saindo da porta das casas...!!! todo mundo foi olhar pro portes...!!!

Tiãozinho: e vocês...eles não brigaram não..???!!! porque tavam empinando os papagaios lá???!

Bandeirinha: rapaz....você acha que criança é bicho besta?!....a gente na hora...parecia que tinha combinado...!!! era uns 15 meninos...nenhum falou nada...ficou “todo mundo na sua”...você sabe...né...a gente não é besta não....todo mundo quietinho...tinha uns que até assobiavam... “fiuh....fiuh.....fiuh...”, tranquilo....sabe...como se não tivesse acontecendo nada...

Tiãozinho: e o pessoal não ficou chateado não?

Bandeirinha: naquele dia.. é que fui...entender o que era um palavrão....!!!! rapaz...era tanto xingamento naquela rua M...!!!.eita coisa!!!! o disgrama que queimou as tv's....ficou quietinho....!!! como não tivesse acontecendo nada...!!!tava nem aí....o mundo se acabando...!!!.ele, não tava nem aí....!!!!

Tiãozinho: mas, e aí, e a sua história do papagaio...

Bandeirinha: rapaz...eu num quero mais contar não...!

Tiãozinho: não quer mais, porque?

Bandeirinha: rapaz...já falei um monte....me deu foi fome..!!!.depois continuo....