O Mentiroso

Ele não podia deixar escapar nenhuma oportunidade para contar algo que o destacasse no meio do grupo ou diante de alguém, nem que para isso tivesse que contar uma história que levasse até seu maior amigo a duvidar do que ouvia. Ele, claro, falava como se esperasse que cada ouvinte desse crédito às suas invencionices.

Certa vez ele estava num grupo, gesticulava e falava alto. Cheguei perto, certo de que ouviria mais uma mentira. E ouvi mesmo. Ele dizia:

- Certa vez, eu estava passando por um lugar onde havia uma tora de madeira que servia como ponte. Vinha com um tamborete e uma melancia, assobiava despreocupado, e quando estava na metade da tora, percebi que esta se bolia. O que vocês acham que era?Não respondam, por favor. Deixem que eu diga. Era uma cobra! A tora que eu atravessava pensando que era uma simples tora era na verdade uma tremenda cobra. A bicha abriu sua bocarra para mim. Não tive opção. Meti o banco dentro da goela, mas ela foi mais rápida e me sugou para dentro da barriga. Percebi que a bicha era tão grande, mas tão grande que eu pude sentar no tamborete, abrir a minha melancia e comer despreocupadamente. Quando a bicha começou a soluçar (acho que ela não gostou do cheiro da minha carne), eu aproveitei o momento, fiz cócega na sua barriga e ela me cuspiu fora.

Olhei para o pessoal. Uns disfarçavam o riso, outros reviravam os olhos demonstrando que não acreditava nenhum pouco naquela história. Quanto ao mentiroso já preparava a garganta para contar outra.

- Vocês não acreditam? Pois esperem que tenho outra. Eu já lhes contei da história do bode?

Responderam os ouvintes.

- Não!!!!

- Bem foi assim: Eu tinha um bode lá no Sertão que era tão forte, mas tão forte que um dia um cabra sem vergonha, um cabra que não valia as calças que vestia,resolveu provocá-lo. O bode não teve demora, meteu o chifre no coitado, e enfiou o cara dentro de uma rocha, de tão fundo que ele enfiou, até o bode ficou só com o rabo de fora.

Perguntou um dos ouvintes.

- Oh!!!! Como é que é? O bode também entrou de rocha adentro?

- Sim!!!!Vocês não conhecem o meu Sertão. Lá tudo é diferente. E a caranguejeira?

- Que é que tem ela?

- Um dia encontrei uma que pesou oito quilos!

-Oito quilos? Uma aranha? Nossa!

- Aqui está meu amigo Mané. Vem cá Mané, diz pra essa gente se não é verdade o que estou contando.

Mané chega, meio ressabiado, e com os olhos baixos, dá a resposta que seu amigo Justino está aguardando:

- Se fosse outra pessoa que contasse essa história eu diria que era mentira, mas como é você, eu preciso dá minha mão a palmatória e dizer que acredito em tudinho. E a melhor coisa que vocês devem fazer é acreditar também.

Ione Sak
Enviado por Ione Sak em 11/04/2009
Código do texto: T1533675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.