DÚVIDAS DO VESTIBULAR

ESTÁ CHEGANDO A HORA GALERA!

Como devo escolher uma profissão?Será que tenho alguma vocação para determinado curso? Devo seguir a profissão de meus pais? Sei apenas aquelas profissões que não se encaixam comigo, nessas, eu não faria sequer a inscrição. Vivo com o meu pensamento povoado por tantas dúvidas e, chegando a hora das inscrições nas universidades públicas, não consegui, ainda, me decidir!

Vamos nos concentrar na questão prioritária: qual a maior dúvida que a maioria dos jovens têm quando da proximidade dos vestibulares? É ai, realmente , que o “bicho pega”, porque isso envolve muitas coisas, dentre elas a vocação de cada um, os seus dons ou, para quem “vê” na profissão de seus pais a melhor opção de investimento no futuro. O melhor, do ponto de vista de perspectiva de mercado, seria o estudante procurar estar interado sobre as áreas de tecnologia, como: ciência da computação, tecnologia da informação, engenharia, mecatrônica, robótica, etc. Mas, para que se obtenha sucesso nessa área é indispensável que o estudante tenha certa aptidão para as Ciências Exatas (entenda-se, matemática, física, etc.).

Já, na área de Humanas, continuam “em alta” os cursos de administração de empresas, medicina, veterinária, odontologia, recursos humanos, economia, entre outros cursos. Nas Ciências Biológicas: biologia, oceanografia, biotecnologia. Cabe lembrar aos pretendentes a qualquer uma das profissões acima que o curso não acaba em quatro ou cinco anos para quem pretende seguir tais carreiras. Há, ainda, um longo percurso para que você seja um ótimo profissional, onde os muitos cursos de pós-graduação, que são exigidos nas empresas que melhor remuneram seus empregados, lhe tomarão muito mais tempo de estudos e dedicação, em compensação.

Vale lembrar aos jovens alunos que pretendem se qualificar nos vestibulares vindouros e que já estão “ralando” nos estudos: existem muitos cursos técnicos, e a demanda por essa mão-de-obra qualificada é muito grande, o que faz desses profissionais pessoas que percebam ótimos salários e benefícios. O problema aí, é o pequeno número de vagas oferecidas nos cursos de excelência em Tecnologia, o que não “alivia” muito para os seus pretendentes.

Estão dadas as primeiras dicas para que você possa analisar com critério o caminho que quer trilhar e, todos eles vão exigir de você muitos sacrifícios (noites sem dormir, baladas canceladas, namoradas(os) deixadas(os) na mão, etc.), e muita dedicação. O que não é aconselhável é ficar obcecado por isso. Haverá tempo, sim, para dar um passeio, namorar, pegar um cineminha, alternar dias e horários de estudo para que não fique monótono e, portanto, não tragam o rendimento necessário para seu objetivo.

Procurem se informar mais sobre o curso que pretende fazer, compare com outros, vá eliminando suas dúvidas, aliviando, assim a pressão da insegurança. O maior fator de reprovação em vestibulares é a de vestibulandos que, por não terem certeza do que realmente querem, têm baixo rendimento nas provas. Dito isso, vá colocando de lado as coisas que você “nem a pau” gostaria de fazer. Não se preocupe com o tempo, mais vale uma decisão pensada, analisada, do que a correr atrás do tempo que foi perdido por uma má escolha.