MENINOS DA ROÇA

Cap. IX



 Como é que eu sou? Vocês é que são bobas. Pensam que essas bruxas de pano e de sabugo de milho, são de verdade. Se vocês não me deixarem brincar, eu vou fazer umas coisas com esses brinquedos idiotas.

_ Tá vendo como você é? Já tá querendo fazer bagunça. Pode ir embora daqui - ordenou Liviva.

Menina olhou pra irmã e depois olhou para os brinquedos arrumados como numa casa de verdade. Em seguida puxou Zico pela mão falou ao ouvido dele:

_ Moço! Vamos chutar areia nos brinquedos delas. Depois a gente sai correndo daqui.

O garoto concordou fazendo um gesto afirmativo com a cabeça. Por alguns minutos eles ficaram parados olhando a brincadeira delas.

Para menina, ali estava reunida a maior coleção de bonecas feiosas que alguém podia ter. Havia bonecas de pano, bonecas de louça, só com o corpo de pano e o resto de louça. Bonecas de sabugo de milho, vestidas de chita. Bonecas de madeira. Algumas estavam deitadas em camas de madeira, que o tio La fuente fizera. Outras sentadas em cadeirinhas de balanço. Algumas bonecas eram feitas pelas próprias garotas. Menina se perguntava como as irmãs podiam achar graça em brincar com coisas tão feias. Suas irmãs eram mesmo muito bobas. Como seria bom se elas deixassem Menina modificar as caras das bonecas...

Mas agora ela não ofereceria sua ajuda, elas  não mereciam. Era hora de agir. Uma vez que ela e Zico não eram bem-vindos, tudo o que devia fazer era estragar a brincadeira das garotas.

Latide e Liviva ficaram atentas quando a viram cochichando no ouvido de Zico. Menina, porém, era rápida e num movimento que parecia ensaiado, ela e o irmão chutaram a areia que as garotas haviam varrido e deixado de lado.
 
A areia cobriu todos os brinquedos e também as meninas que estavam sentadas no chão. Os gritos de protestos e raiva vieram em coro. Uma das meninas visitantes começou a chorar porque entrara areia em seus olhos. Josefa aproximou-se para socorrer a garota e castigar os culpados, mas eles 

Continua...
Hull de La Fuente
Enviado por Hull de La Fuente em 10/05/2008
Código do texto: T983586
Classificação de conteúdo: seguro