MENINOS DA ROÇA
cap. VI

Enquanto caminhavam Menina disse quase sussurrando:

_Nos estamos bem perto da casa do polonês!

Zico ajeitou melhor a gatinha nos braços e perguntou:

_ Moço! Você também tem medo do polonês? O que ele faz com a gente?

_ Todo mundo tem medo dele. Até o tio Antônio, eu acho.

_ Mas o que ele faz com as pessoas? - Insistiu Zico.

_ Não sei. A vovó disse que ele veio da guerra. Contou que lá onde ele morava, as pessoas comiam cachorro. Comiam ratos também. A vovó disse que eles comiam essas coisas pra não morrer de fome.

_ Que nojento! Comer cachorro? Ninguém come cachorro...

_ É nojento sim, mas ele comeu só na guerra. Agora ele come coisas que todo mundo pode comer. A vovó dá um monte de coisas lá da horta pra ele. Quando ela manda matar porco, eu já vi quando ela pediu pra “seu” João caçador, levar carne e toucinho para o polonês.

_ A vovó conhece ele? Mas o que ele faz? Você não respondeu moço!
_ Eu não sei! Acho que é porque ninguém entende o que ele fala. Quando a gente não entende o que uma pessoa diz, a gente tem medo...

_ Então você tem medo do seu “Nhoansim”? – quis saber Zico. Nhoansim, o leiteiro, era fanho e eles não compreendiam o que o homem dizia.

_ Não! O “seu” Nhoansim fala a nossa língua. Só que ele fala pelo nariz. Mas a vovó e o tio Antonio sabem o que ele diz.

As crianças foram conversando pelo campo coberto de cinzas. Pouco depois avistavam o casarão da chácara. O polonês deixara de ser o assunto. Preferiam falar do mutirão que devia acontecer brevemente. 

continua...

Hull de La Fuente
Enviado por Hull de La Fuente em 07/05/2008
Código do texto: T978900
Classificação de conteúdo: seguro