O SAPO SAPECA E A CIGARRA SIRI-GAITA

Eles moravam no parque, lá no coração da floresta.

"Siri" era o nome dela, uma cigarra que passava o dia inteiro a tocar gaita.

Logo cedinho já se ouvia a Siri dando os seus primeiros acordes naquela sua barulhenta gaita que ganhara do seu velho amigo, o sapo Sapeca.

Sapeca passava a noite toda no lago do parque a coaxar, engolindo os mosquitos que transmitiam as doenças.

Tinha uma missão importante, o tal do Sapeca.

Mas, quando precisava descansar de dia para trabalhar "de noite", Siri logo cedinho já o acordava com aquele som estridente da sua gaita.

Sapeca fazia careta e tampava os ouvidos!

-Siri-Gaita,disse certa vez o Sapeca, assim não dá mais!

Estou sofrendo de insônia por causa da sua gaita. Será que não daria para você tocar em outra freguesia?

-Mas Sapeca, meu amigo, se foi você mesmo quem meu deu a gaita! E não sou Siri-Gaita.sou a cigarra Siri! Eu alegro toda a floresta!E agora já fiz minha freguesia aqui no parque mesmo! E nessa estorinha, até as formigas param de trabalhar para ouvirem a minha gaita!

-Mas Siri, estou tão arrependido! Não sabia que você tilintaria nos meus ouvidos o dia todo!De dia eu preciso dormir...e você aí, com essa gaita! E enquanto eu trabalho, você até ronca de tanto dormir! E espanta os meus mosquitos!

Então Siri pensou.pensou, pensou mais um bocadinho,e plim!-teve uma idéia: comprou um fone protetor de ouvidos, bem grande, para o Sapo Sapeca.

-Pronto meu amigo, tape os ouvidos e tenha bons sonhos!

Dizem que depois disso Sapeca até foi visto de dia, roncando à beira do lago com seus enooooormes fones de ouvido!

E foi assim que Siri continuou a tocar sua gaita de dia, feliz da vida, enquanto Sapeca descansava para caçar seus mosquitos à noite.