A festa na floresta (História infantil)
Dona joaninha estava de aniversário e resolveu fazer uma festa. O carteiro foi entregar os convites aos bichos (na verdade aos bichinhos pequeninos – os insetos).
A primeira a receber foi dona Barata que foi logo dizendo:
_ Dona Joaninha é minha prima, ela é uma barata enfeitada de capa vermelha e bolinhas pretinhas.
O carteiro riu da conversa e seguiu o seu caminho pela floresta.
Entregou convites ao grilo, a centopeia, a lagarta, a mariposa, a minhoca, as outras joaninhas da floresta; enfim depois de três horas de muita correria conseguiu entregar para as formigas e com a ajuda de uma vespa entregou as abelhas.
Convites entregues, dona Joaninha e suas amigas começaram a preparar a festa, globo de luzes, música boa, comes e bebes; e muita alegria.
Os convidados chegaram, cada um com seu presente.
Seu Grilo trouxe folhas; a Centopeia trouxe sapatinhos de relva; a Lagarta uma gosma verdinha; a Mariposa uma asa preta; a Minhoca um montinho de terra; as Formigas trouxeram frutinhas; as Abelhas trouxeram potinhos de mel; enfim cada um deu o seu melhor para a Joaninha mais querida da floresta.
No auge da festa dona Lagarta resolveu tirar um cochilo e fez um caçulo no globo de luzes, depois de um tempo, o casulo partiu-se ao meio e de dentro dele surgiu uma linda borboleta, foi um espetáculo e a festa de dona Joaninha se tornou um sucesso, foram mais de uma semana de pura diversão, jogos e brincadeiras e agora todos haviam presenciados uma grande transformação.
Nas despedidas todos já pediam para estar presente na festa do ano seguinte.
_ Ai! Ai! Falou dona Joaninha. E pensou em voz alta: “Deus o que farei ano que vem?”
Dona Baratinha, que ainda estava por ali, respondeu:
_ Fará uma festa maior e melhor!
E as duas riram.