Nicobé, O Escravo Capoeirista Que Lutava por sua Liberdade

Meu nome é Nicobé e minha história começa em uma praia de Salvador, onde cheguei em um navio negreiro. Fui vendido como escravo e levado para uma fazenda no interior. Lá, minha vida era dura: eu era açoitado e só me davam gordura de restos de porcos para comer. Mas, mesmo nas piores condições, encontrei uma forma de resistência. Aprendi capoeira com outros escravos, e essa arte me deu força e esperança. Um dia, usei minhas habilidades para enfrentar meu senhor. Consegui derrotá-lo e fugi da fazenda, determinado a buscar minha liberdade.

Apesar da imposição da religião católica, nunca abandonei minha fé no islamismo. Cada passo que dei foi em direção à liberdade e à preservação da minha identidade. Hoje, sou livre e continuo praticando capoeira, lembrando sempre das lições que aprendi e da força que encontrei dentro de mim. Minha vida foi uma luta que demonstrou de que nós, o povo negro, possui os mesmos direitos dos brancos e não podemos de forma alguma ser discriminados ou maltratados por eles.

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 14/11/2024
Reeditado em 14/11/2024
Código do texto: T8196681
Classificação de conteúdo: seguro