Dandara dos Palmares: A Guerreira da Liberdade

Me chamo Dandara dos Palmares e a minha vida foi marcada pela luta em nome da liberdade. Eu nasci em um tempo muito difícil, quando pessoas negras eram escravizadas e forçadas a trabalhar sem descanso - sofri anos na pele esse mau tratamento.

Desde criança, eu desejava ser livre e ajudar meu povo a conquistar a liberdade. Quando cresci, fui morar no Quilombo dos Palmares, um lugar onde pessoas que fugiam da escravidão podiam viver em paz e liberdade. Um lugar de resistência contra a escravidão e onde pudéssemos viver de forma digna.

No Quilombo, conheci Zumbi, um grande líder, e juntos tivemos três filhos. Nossa vida não era fácil, mas estávamos determinados a proteger nosso lar e nosso povo. Eu aprendi a lutar capoeira e a usar armas para defender o local dos ataques dos portugueses, que queriam nos capturar e nos escravizar novamente. Os capitães do mato desejavam invadir e nos derrotar.

Lembro de uma noite em que os portugueses (os homens brancos que se achavam nossos donos) atacaram nosso quilombo. Eu estava com medo, mas sabia que precisava ser corajosa. Peguei minha arma e lutei ao lado dos outros guerreiros. Conseguimos afastar os inimigos, mas sabíamos que eles voltariam.

Além de lutar, eu também ajudava na colheita e na caça para garantir que todos tivessem comida. A vida lá era difícil, sem muitos recursos, mas éramos uma grande família e sempre nos apoiávamos.

Um dia, os portugueses conseguiram me capturar. Eles queriam me levar de volta para a escravidão, me prender em um sujo local chamado senzala, me chicotear, mas eu não podia aceitar isso. Preferi me jogar de um penhasco a viver sem liberdade.

A minha luta, coragem e determinação ficaram como inspiração para muitos outros a continuarem lutando pela liberdade. Sou orgulhosa do meu cabelo, da cor da minha pele e de que nunca desistiu de lutar por um mundo mais justo e sem preconceitos.

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 11/11/2024
Código do texto: T8194530
Classificação de conteúdo: seguro