O Dia da Virada Contra o Racismo

No dia da Consciência Negra, João, um menino negro, estava muito animado para ir à escola. Ele tinha preparado uma apresentação especial sobre Zumbi dos Palmares, um herói que ele admirava muito.

Quando chegou na escola, João percebeu que alguns colegas estavam cochichando e rindo dele. No intervalo, um grupo de meninos se aproximou e começou a zombar da cor de sua pele. “Você acha que é especial só por ser negro?”, disse um deles. João ficou triste e quase chorou, mas decidiu ser forte.

A professora, Dona Clara, viu o que estava acontecendo e decidiu ajudar. Ela chamou todos os alunos para a sala de aula e pediu que João fizesse sua apresentação. Com a voz trêmula, mas corajosa, João começou a falar sobre a história de Zumbi e a importância da luta contra a escravidão. Enquanto falava, os colegas começaram a prestar mais atenção.

Quando João terminou, a sala estava em silêncio. Dona Clara então disse: “Hoje, aprendemos algo muito importante. A cor da nossa pele não define quem somos, mas sim nossas ações e caráter. João nos mostrou o significado de coragem e orgulho.”

Os colegas que haviam zombado de João se aproximaram, envergonhados, e pediram desculpas. Eles perceberam que tinham muito a aprender sobre respeito.

No final do dia, João voltou para casa com um sorriso no rosto. Ele sabia que, apesar das dificuldades, havia conseguido transformar uma situação ruim em uma oportunidade de aprendizado e união. Os seus colegas aprenderam que devemos sempre respeitar as diferenças e tratar todos com bondade e respeito.

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 07/11/2024
Código do texto: T8191612
Classificação de conteúdo: seguro