Luís Gama: O Homem que Lutou Contra a Escravidão

Meu nome é Luís Gama e eu nasci em Salvador, Bahia, em 1830, época em que nem todos os brasileiros eram livres, podiam decidir sobre suas vidas. Quando eu era criança, meu pai me vendeu como escravo para pagar uma dívida, mas eu nunca desisti de lutar pela minha liberdade. Eu não queria levar chicotadas, ser tratado como bicho e me alimentar mal. Eu era um menino negro que não aceitava a escravidão.

Aos 17 anos, aprendi a ler e escrever com a ajuda de um amigo e consegui provar na justiça que eu era livre, pois minha mãe também era livre. Depois disso, me mudei para São Paulo e comecei a trabalhar como jornalista e advogado, mesmo sem ter um diploma. Eu queria fazer algo pelo meu povo, ajudar a libertar as pessoas.

A minha maior missão foi ajudar os escravos a conquistarem sua liberdade. Eu defendi mais de 500 pessoas escravizadas nos tribunais e usei minha voz para lutar contra a injustiça e o racismo. Escrevi muitos artigos e poesias para mostrar a todos como a escravidão era cruel e desumana. Minha vida foi dedicada a essa causa, e eu nunca parei de lutar até o fim. 

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 06/09/2024
Código do texto: T8145760
Classificação de conteúdo: seguro