Curupira e a Proteção da Floresta
Havia uma floresta encantada na região amazônica, cheia de árvores altas e bananeiras frondosas. Um dia, criminosos malvados decidiram colocar fogo na floresta para desmatar e criar pasto para o gado. As chamas começaram a se espalhar rapidamente, assustando os animais e destruindo a vegetação. Mas, de repente, ouviu-se um som estranho vindo do meio da fumaça. Era o Curupira, o guardião da floresta, com seus pés virados para trás e cabelos de fogo. Ele usou seus poderes mágicos para apagar o incêndio e, com um assobio forte, fez os criminosos fugirem apavorados.
O Curupira então falou com todos os animais da floresta: “vocês precisam proteger a natureza e cuidar das árvores e das bananeiras. A floresta é o lar de muitos seres vivos e devemos preservá-la.” Desde aquele dia, todos na floresta entenderam a importância de cuidar do meio ambiente e nunca mais permitiram que alguém tentasse destruí-la. Toda vez que um ser humano começava a colocar chamas no local, toda a bicharada cercava o bicho homem e o colocava para correr, assustado, para bem longe dali. Dessa forma, a floresta continuou a ser um lugar mágico e protegido, graças à coragem do Curupira.