O tubarão Miguel tem uma dor de dentes Catarina Dinis Pinto
No fundo do mar, o dia começou muito agitado. De um lado para o outro, batendo com as barbatanas na areia, levantando –a e deixando um rasto de poeira, uma verdadeira algazarra o pequeno tubarão Miguel.
-Ui, ui, ui! Mal posso mexer a boca, doí-me todos os dentes- gritava para quem se colocasse a sua frente saísse para que não magoasse no meio de tanta dor de dentes.
- Então o que tens tubarão Miguel? É preciso seres tão descuidado? - pergunta a menina Alforreca Camila que ia a caminho da escola e no meio da confusão já não sabia onde estava os seus livros.
- Desculpa menina Alforreca Camila, mas estou muito mal! - grita o tubarão Miguel.
Entretanto aparece um peixe – galo, o José e um atum, o Ramiro.
-Então tubarão Miguel! O que te aconteceu para estares assim? - diz o peixe –galo.
- Acho é que dormiste com uma barbatana de fora? ! – diz o atum Ramiro.
-Antes fosse! Antes fosse! Mas não! Tenho uma dor tão grande de dentes. – responde com uma expressão dolorosa o tubarão Miguel.
A menina Alforreca Camila aparece e aproxima-se e diz:
- Eu penso que já sei o que se passa com o nosso amigo. É uma dor de dentes!
-A sério! – diz muito espantado o tubarão Miguel.
- Ontem comeste muitos doces na festa de aniversário lá na escola! Não é verdade?
-Pois foi! Exclamou o tubarão Miguel ao lembrar-se que no dia anterior tinha comido muitos doces e pior… raramente lavava os dentes.
- Pois agora o melhor é ires a dentista moreia Daniela! Exclamaram em conjunto os amigos do tubarão Miguel.
- Não! Não! Não! –grita muito alto o tubarão Miguel- Eu detesto ir ao dentista! Ela ralha logo comigo! Foi sempre assim de cada vez que lá fui e pior nem recebi o diploma de “peixe dentes brilhantes” e toda a turma tinha.
- Pois, mas não há alternativa. Diz a menina alforreca Camila. – Queres deixar de ter dores de dentes, não é?
- Claro que sim? Responde o tubarão Miguel na ânsia de se ver livre da dor de dentes – Só não quero é que a dentista me coloque um lenço branco a volta da cara.
Foram todos com o tubarão Miguel até ao coral onde a dentista moreia Daniela tinha o seu consultório.
O tubarão Miguel começou a ficar com medo de que a menina alforreca Camila deu-lhe um empurrão e ele trapalhão como era tocou de imediato na campainha da casa com a sua barbatana.
De imediato apareceu a dentista moreia Daniela. Vestia uma bata branca e usava uma máscara na frente do seu rosto! E alguns instrumentos no bolsa da bata, como uma broca e uma pinça.
-Quem é que precisa da minha ajuda? - pergunta a dentista moreia Daniela olhando em direção ao tubarão Miguel por causa de um olhar aflito e de um enorme papo na sua boca.
-É verdade, sou eu mesmo que preciso da sua ajuda! A doutora nem imagina o quanto me dói cada dente da boca! - responde o tubarão Miguel.
- E quantas vezes costumas vir-me visitar? –pergunta a dentista moreia Daniela.
-Raramente, pois eu nunca lavo os dentes e além disso adoro comer e lambuzar-me com os doces. – responde o tubarão Miguel.
- Pois é… é bom e doce, mas faz muito mal e provoca muitas dores de dentes. Se não tens cuidado com o tempo acabarás por perder os dentes todos! Tens que lavar os dentes várias vezes ao dia, durante uns minutos, antes usas o fio dental para tires cada pedaço escondido em cada dente e no fim usas um elixir para ficarem cheirosas e matar as bactérias que tal como tu adoram alimentar-se dos doces que são os teus dentes. Prometes-me que a partir de agora vais ser mais cuidadoso tubarão Miguel.
- Sim, respondeu a tubarão Miguel- depois de tanto sofrimento compreendi que não estava a ser cuidadoso como os meus próprios dentes e quem sofre sou eu! Aprendi desta vez!
O tubarão Miguel sentou-se na cadeira e sem medo deixou que a dentista moreia Daniela trata-se de cada um dos seus dentes que tinham carie por causa das guloseimas e da má higiene.
- Portaste-te muito bem tubarão Miguel. Embora ainda não te possa dar o diploma de “peixe dentes brilhantes” mereces o diploma de “peixe mais cuidadoso com os dentes”
No fim, o tubarão Miguel foi feliz sem dores até casa. A partir de agora a escova e a pasta para dentes, o fio dental e o elixir eram os seus aliados para uma boca mais bem cuidada e cheirosa.