A Descoberta da Arquitetura de Brasília

Era uma manhã ensolarada quando Robson e sua família chegaram a Brasília. O menino estava animado com a ideia de conhecer a capital do Brasil, famosa por sua arquitetura moderna.

Logo após desembarcarem, a família pegou um táxi e atravessou a Ponte JK, a qual tem esse nome em homenagem ao presidente que construiu a cidade, o mineiro Juscelino Kubitschek. Robson ficou maravilhado com as curvas elegantes da ponte, que pareciam abraçar o Lago Paranoá. Ele imaginou que os raios do sol dançavam sobre a água, criando um caminho mágico.

Na Torre de TV, Robson subiu até o topo. Lá de cima, ele viu a cidade se espalhando como um quebra-cabeça gigante. Tudo muito pequeno de lá, como se vê viajando de avião. Os prédios dos ministérios pareciam pequenas peças encaixadas perfeitamente. Ele se sentiu como um pássaro, observando a cidade de um ponto privilegiado.

Os ministérios eram como esculturas futuristas. O turista aprendeu que cada um representava uma área importante do governo. Ele imaginou os políticos trabalhando dentro dessas estruturas, tomando decisões importantes para todo o país.

No Congresso Nacional, Robson viu as duas cúpulas se encontrando, como ondas que se cruzam. As palavras “Ordem e Progresso” gravadas na bandeira verde e amarela o inspiraram a pensar como o Brasil é diverso em sua população.

O Palácio do Itamaraty era um paraíso de cores. Robson ficou hipnotizado pelos vitrais e pelas formas geométricas. Ele imaginou diplomatas de diferentes países se reunindo ali para estabelecer conversas importantes com os nossos representantes do poder.

Na Praça dos Três Poderes, ele viu o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional alinhados. Ele pensou que ali estavam os três pilares da democracia: o Executivo, o Judiciário e o Legislativo. Era como se os gigantes estivessem conversando entre si.

Por fim, Robson entrou na Catedral. As colunas curvas e os vitrais coloridos o deixaram sem fôlego. Ele sentiu que estava dentro de um abraço celestial. A luz filtrada pelas vidraças deixou o menino impressionado.

Ao final da viagem, Robson olhou para trás e sorriu. Brasília havia deixado uma marca em seu coração. Ele prometeu voltar um dia para explorar mais essa cidade única.

Dennis de Oliveira Santos
Enviado por Dennis de Oliveira Santos em 19/06/2024
Código do texto: T8089245
Classificação de conteúdo: seguro