ONCE UPON A TIME...UM BONECO DE NEVE
Lapônio era o seu nome.
Um bonequinho de neve branquinha, muito simpático e falante, e que acabara de completar sete anos.
Então, como deveria acontecer em todos os lugares do mundo, Laponinho (era assim que o chamavam por ser muito pequenino) preparava-se para entrar na escola.
Apesar de ser um boneco de neve, Lapônio tinha inteligência e coração de menino.
Gostava de ouvir estórinhas infantis e de jogar bola com seus amiguinhos, os outros bonecos de neve, os ursos polares e os pinguins da região.
E também adorava sorvete! E mesmo sendo de neve, Laponinho não podia abusar muito do gelado, para não ter dor de garganta...por isso, nunca esquecia do seu bem quentinho cachecol listrado.
Em Dezembro, sempre ajudava o Papai Noel a fabricar os presentes de Natal.
Mas uma coisa lhe preocupava: Percebia que seus amiguinhos mais velhos eram bem maiores que ele, que até parecia cada vez menor...
-Não se preocupe Laponinho, também já fomos bem maiores...diziam-lhe os seus amigos feitos da mesma neve.
-Mas eu não consigo crescer! exclamava preocupado.
-E nós que já nem temos muito aonde ficar!- responderam-lhe os pinguins e os ursinhos polares...
Certo dia na escola, durante as aulas de geografia, Laponinho aprendeu sobre o aquecimento da Terra.
A professora explicava que o Homem, uma espécie animal muito poderosa, estava derrubando florestas, poluindo o ar e quebrando a camada que protege a Terra dos raios do sol.
Com o planeta mais quente, as geleiras se derreteriam e o mar tenderia a inundar as cidades...
-Professora, então é isso! Estamos derretendo! É por isso que meus amigos diminuiram, os pinguins e os ursos perderam suas casas, e eu não consigo crescer...nosso destino é virar tsunames!
E foi assim que Laponinho e seu amigos armaram uma campanha por email, enviando a seguinte mensagem aos Homens de todo o mundo:
" Senhores humanos: se não quiserem perder o seu mundo, ajudem a cuidar do nosso".
Logo Laponinho e seus amigos viram o resultado: Os humanos plantaram árvores, pararam de devastar as florestas, despoluiram as águas e o ar, enfim, diminuiram o aquecimento da terra bem rapidinho.
E o resultado lá nos polos foi imediato.
Como num milagre, as geleiras se refizeram, pinguins e ursos polares voltaram para casa, os bonecos de neve retornaram ao seu tamanho normal e vejam só...o Laponinho cresceu! Cresceu Muito!
E virou um ecologista polar.