O BURRO E O MENINO
Grupo Poético de Literatura Infantil
Evento: Imagem que Inspiram
Data: 23/02/2024
Postagem: Única
Autor: MAKLEGER CHAMAS — O Poeta Louco e Romântico (Manoel B. Gomes)
TÍTULO: O BURRO E O MENINO
Eu, tenho um burro
Que não gosta do trabalho
E um menino
Que não gosta de estudar
Eu qualquer dia
Boto o burro na escola
E o menino em seu lugar
Depois, eu quero,
Ver meu burro diplomado
Com anel de advogado
Pra casar com a icatolá
E o menino
Já que não gosta de estudo
Boto para puxar carroça
Pois ele não segue regras
Tampouco quer ser usado
Prefere carregar pedras
Que ser no trecho mandado
Gosta de andar na sua estica
Para fazer o feminino delirar
Em seu jogo jovem de faísca
Que faz o nosso mundo remar
Mas detesta o trabalho
Pensa, que tudo vem da horta
Faz do mundo uma trilha secreta
Para seguir como atalho
Pois quer nas mãos,
Aquela chamada galinha-morta
Mas foge sempre do fio trabalho
E um menino
Que não gosta de estudar
Eu qualquer dia
Boto o burro na escola
E o menino em seu lugar
Depois, eu quero,
Ver meu burro diplomado
Com anel de advogado
Pra casar com a icatolá
E assim, o burro se formou
E o menino virou trabalhador
Cada um encontrou seu lugar
E aprenderam a se respeitar
O burro, agora advogado
E o menino, na carroça,
Está empregado
Ambos felizes,
Cada um no seu papel
Mostrando que, com esforço,
Se chega ao céu!
E assim, a lição foi aprendida
Que cada um tem sua própria vida
E que o trabalho, seja ele qual for
É importante para o nosso valor
Então, que sigamos em frente,
Com fé e amor
E que cada um encontre seu lugar
Para que juntos possamos caminhar
E construir um mundo melhor,
Com união e vigor.
Titulo: O BURRO E O MENINO
Protegido conforme a Lei de Proteção Autoral. 9.610/98
Autor Makleger Chamas — O Poeta (Manoel B. Gomes)
Escrito na Rua TRÊS ARAPONGAS, 06 bloco 06 Apto 31 — Vila Nova Jaguaré — São Paulo — BRASIL
Data da escrita 22.04.2024
Dedicado a NÃO É MEU
Registrado na B.N.B.
Este texto poético intitulado “O Burro e o Menino” foi escrito por Makleger Chamas, também conhecido como O Poeta (Manoel B. Gomes).
Ele aborda a história de um burro que não gosta do trabalho e um menino que não gosta de estudar, e como suas vidas mudam quando trocam de papéis.
O poema destaca a importância do trabalho e de cada um encontrar seu lugar na sociedade.
Foi escrito em 22 de abril de 2024 e dedicado a alguém não especificado.
“O Burro e o Menino” é um poema que narra a história de um burro que não gosta do trabalho e de um menino que não gosta de estudar.
O autor expressa a ideia de trocar os papéis dos dois personagens, colocando o burro na escola e o menino para puxar carroça.
Com o passar do tempo, o burro se forma advogado e o menino se torna um trabalhador.
Ambos encontram seus lugares e aprendem a se respeitar, mostrando a importância do trabalho e do esforço para alcançar o sucesso.
O poema enfatiza a ideia de que cada um tem sua própria vida e que é fundamental encontrar seu lugar na sociedade.
A história termina com a mensagem de união e construção de um mundo melhor com fé e amor.
Escrito por Makleger Chamas, também conhecido como O Poeta, em 22 de abril de 2024, o poema é dedicado a alguém não especificado e registrado na Biblioteca Nacional Brasileira.
O poema “O Burro e o Menino”, escrito por Makleger Chamas, apresenta uma narrativa que envolve a troca de papéis entre um burro e um menino, destacando a importância do trabalho e do esforço para alcançar o sucesso.
A análise sintática completa do texto enfatiza a sintonia da cronologia e do gênero, revelando a estrutura e a organização das frases que compõem o poema.
1. “Eu, tenho um burro”:
— Sujeito: Eu
— Predicado: tenho um burro
— Complemento: um burro
2. “Que não gosta do trabalho”:
— Oração subordinada adjetiva restritiva: que não gosta do trabalho
3. “E um menino”:
— Conjunção aditiva: E
— Sujeito: um menino
4. “Que não gosta de estudar”:
— Oração subordinada adjetiva restritiva: que não gosta de estudar
5. “Eu qualquer dia”:
— Sujeito: Eu
— Advérbio de tempo: qualquer dia
6. “Boto o burro na escola”:
— Predicado: boto o burro na escola
— Complemento: o burro
7. “E o menino em seu lugar”:
— Predicado: e o menino em seu lugar
8. “Depois, eu quero”:
— Advérbio de tempo: Depois
— Sujeito: Eu
— Predicado: quero
9. “Ver meu burro diplomado”:
— Predicado: ver meu burro diplomado
— Complemento: meu burro
10. “Com anel de advogado”:
— Complemento do objeto direto: com anel de advogado
11. “Pra casar com a icatolá”:
— Complemento do objeto direto: pra casar com a icatolá
12. “E o menino”:
— Sujeito: o menino
13. “Já que não gosta de estudo”:
— Oração subordinada causal: já que não gosta de estudo
14. “Boto para puxar carroça”:
— Predicado: boto para puxar carroça
15. “Pois ele não segue regras”:
— Oração subordinada causal: pois ele não segue regras
16. “Tampouco quer ser usado”:
— Oração subordinada consecutiva: tampouco quer ser usado
17. “Prefere carregar pedras”:
— Predicado: prefere carregar pedras
18. “Que ser no trecho mandado”:
— Oração subordinada adjetiva restritiva: que ser no trecho mandado
A análise sintática completa enfatiza a estrutura das frases e a relação entre os elementos, demonstrando como a cronologia dos eventos e o gênero narrativo são construídos no poema “O Burro e o Menino”.
Análise narrativa completa do poema “O Burro e o Menino”:
O poema “O Burro e o Menino” narra a história de um burro e um menino que trocam de papéis, destacando a importância do trabalho e do esforço para alcançar o sucesso.
A narrativa começa com a apresentação dos dois personagens principais: o eu lírico, que possui um burro, e um menino.
O burro é descrito como alguém que não gosta do trabalho, enquanto o menino não gosta de estudar.
Em um determinado dia, o eu lírico decide colocar o burro na escola e o menino em seu lugar.
A troca de papéis é feita visando ver o burro diplomado, usando um anel de advogado e se casando com a icatolá.
Essa decisão é motivada pelo fato de o burro não gostar de TRABALHO e o menino não gostar de ESTUDAR.
No desenrolar da narrativa, o eu lírico revela que o menino, por não seguir regras e não querer ser usado, é colocado para puxar carroça, enquanto o burro prefere ESTUDAR.
A história termina com a reflexão sobre as preferências e atitudes de cada personagem, ressaltando a importância de cada um desempenhar seu papel de acordo com suas habilidades e inclinações.
Dessa forma, o poema aborda temas como a valorização do trabalho, a importância da educação e a necessidade de respeitar as características individuais.
A troca de papéis entre o burro e o menino serve como uma metáfora para refletir sobre as escolhas que fazemos na vida e as consequências dessas escolhas.
O poema “O Burro e o Menino” apresenta características de um poema narrativo, que conta uma história por meio de versos.
Ele aborda temas como trabalho, educação, respeito às diferenças e reflexão sobre as escolhas na vida.
Além disso, o poema possui uma estrutura métrica e rimática, o que o caracteriza como um poema de gênero lírico.