A Coragem de João Cândido Contra a Discriminação Racial
João Cândido nasceu em uma época em que a discriminação racial era muito comum. As pessoas negras enfrentavam vários tipos de insultos em suas vidas cotidianas. Ele cresceu vendo essas injustiças e sabia que algo precisava ser feito.
Esse homem se tornou membro na marinha, mas, infelizmente, os marinheiros negros eram tratados com crueldade. Os oficiais brancos usavam chibatas (uma espécie de chicote) para puni-los, e isso era doloroso e injusto. João sabia que algo tinha que mudar. Ele tinha sede de mudar essa situação e ter um tratamento digno naquele local.
Com coragem e determinação, João reuniu outros marinheiros negros que estavam cansados das chibatas e da discriminação. Eles se uniram e planejaram uma revolta, exigindo o fim da chibata e melhores condições de vida para todos os marinheiros, independentemente de sua cor de pele.
A revolta começou e logo chamou a atenção de todo o Brasil. As pessoas, tanto negras quanto brancas, ficaram do lado de João e seus companheiros. Eles protestaram juntos por igualdade.
Depois de muita luta, o governo ouviu as vozes do povo. Os governantes concordaram em acabar com a chibata e melhorarem as condições dos marinheiros negros. João e seus amigos conseguiram uma grande vitória. Mostraram que a cor da nossa pele não deve determinar como somos tratados. A coragem e a determinação podem ajudar a mudar o mundo para melhor.