1656725.jpgFrango e Galinha Caipira: Paraíso Pedrês | Cursos a ...

 

 

A Galinha Gaga

Adalberto Lima – Montes Claros MG

 

 

 

Era uma vez uma galinha, que morava nas terras do Capitão Mandruvá.

Lá os animais viviam soltos, e nos dias de festa, cada um participava do arranjo musical: o galo emprestava seu cocoricó, o peru, glu...glu...glu... glu...e o cocar tô fraco...tô fraco...

Um dia, quando o galo já estava no poleiro, a Galinha Gaga, pôs um ovo no quintal. Fez tamanho alarido, que todos em sua volta ficaram aturdidos com a barulheira.

A patinha Gabriela, que nadava no Lago da Carpideira, saiu da água gritando que o ovo era dela.

— Có – có ... cocoricó! O ovo é meu, o ovo é meu!  -  Protesta a Galinha Gaga.

— Quá – quá - quaraquaquá! Eu vi primeiro, eu vi primeiro, o ovo é meu...o ovo é meu!

Agitada, a galinha risca o chão, chamando o marido galo.

Rapidamente, ele desce do poleiro, chega de crista vermelha no terreiro, mostrando seu esporão.

Valente e faceiro, fez uma cruz no chão, e jurou dar proteção à amada galinha.

A galinha gaga, com um chicote na mão, ameaçava a Pata Gabriela, esposa do arrogante Grão de Galo do Espigão.

Capitão Mandruvá não queria guerra em suas terras.

Chamou o Tenente Gavião, e mandou prender galinha, pato, peru, pavão, e outros bichinhos envolvidos na confusão.

Todos tiveram que assinar um Termo de Bem-viver, para que a paz entre eles, voltasse a reinar, mas até hoje, a Gaga cacareja:

— Có – có ... cocoricó! Cadê meu ovo...cadê meu ovo.

A patinha Gabriela responde:

— Quá – quá- quaraquaquá, o teiú comeu, o teiú comeu!

Contrariada, a Gaga levantou a postura.

E nunca mais criatura alguma, pôde ver um ovo seu.

 

 

Texto:

Adalberto Lima 

Para LER  e BRINCAR - Coletânea Delicatta - 1ª Ed. 2023

Fotos

Paraíso Pedrês - Cursos e ou Pedrês Portuquesa

Disponível em https://www.facebook.com/galinhapedresportuguesa/photos/

Acesso em 23.10.2023