Jajaco Berner um menino travesso que adora brincar e pregar peças nos outros, mal sabe ele o que iria acontecer  em seu caminho....

   Eram dez horas da manhã em um sábado ensolarado Jajaco resolve ir passear aos redores do rio Quiqui. Ao chegar começa a pegar pedrinhas pelo caminho, de repente escuta um barulho perto do rio e quando se depara o que ele vê? Um jacaré!
Mas um jacaré diferente, com cara de bobo e usando óculos!
   Jajaco se surpreende! Fica atônito! Nunca tinha visto uma criatura tão estranha antes. Chega perto e pergunta:
   - Você é um jacaré mesmo? pergunta meio trêmulo.
E o jacaré que além de usar óculos, também fala!
   - Sim! Claro que sou um jacaré, por quê? Sou tão diferente dos outros da minha espécie?
   - É que você usa óculos - e animais não usam óculos! disse Jajaco.
   - Entendi! É que eu sou um jacaré inteligente, sei até ler! Indagou todo orgulhoso de si!
   - Como sabe ler? Animais não leem! Você está me enrolando! Isso é mentira - disse Jajaco irritado.
   O jacaré ficou imóvel e fitando Jajaco com um olhar de desdém, virou-se e foi até uma rocha e pegou um livro de capa preta com letras douradas e dirigiu-se até o menino.
   - Escuta aqui garoto! Você duvidou de mim e aqui está a prova! 
   - Só porque você pegou esse livro não quer dizer que você saiba ler!
   - Eu duvido que você tenha lido este livro? Pois poucas pessoas não sabem que esse livro nos mostra! Indagou o jacaré.
   - Ah! Esse livrinho, deve ter só gravuras! e você não é melhor do que eu! Eu sou um menino e sei muito das coisas!
   - Só porque é humano acha que tem o direito sobre os demais? Não é bem assim, menino!
   - É sim! eu sou o melhor! Na escola, na minha rua, eu sou o maioral! e ninguém pode comigo!
   - Você está errado! Não deve pensar dessa maneira! Tome meu livro emprestado! 
   - Eu não quero esse seu livro! O que vou aprender com ele?
   - Muita coisa! Principalmente como você surgiu e porque está aqui! - Este é o manual de nossas vidas!
   - Cai fora Jacaré! Quem é você para me dar sermão? Se a sua raça é  uma das piores que existem na terra!
   - Mas não sou como os outros jacarés - não sou mau! eu quero a paz entre os homens e os animais!
   - Isso nunca vai acontecer!
   - Mas aqui nesse livro diz que um dia todos irão viver em paz e harmonia!
   - Deve ser um conto de fadas!
   - Não garoto! Este livro é o condutor de todos os seres!
   - Que livro é esse?
   - O livro da sabedoria dos homens!
   E assim o Jacaré acabou dando uma lição em Jajaco, mostrando-lhe que nem tudo na vida nós conseguimos sem humildade e sabedoria!
  

wilza santos
Enviado por wilza santos em 19/12/2007
Reeditado em 04/12/2022
Código do texto: T783952
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.