Contos do poeta: O sítio do vovô.

Bel uma menina linda, curiosa e muito estrovertida foi visitar seu avô Anastácio, lá no sítio,que ficava em meio a floresta.

Um dia antes da viagem a sua mãe Elma,aconselha para a pequenina Bel tomar cuidado com os perigos do sítio.

Bel questiona.

---Quais os perigos que posso encontrar num lugar tão bonito, mãe, na natureza só tem coisa boa!

Elma, abraçando a menina explica.

Em meio a natureza você vai encontrar alguns animais que para se defender,tem que atacar. Por exemplo: cobra, maribondo... há! Tem também, mosquitos que a toda hora lhe dão umas bicadas.

Deixa comigo mãe, contra os mosquitos,aqui meu repelente, agora contra as cobras, não sei o que fazer se encontra com elas.

Tudo pronto para a aventura de Bel.

Na manhã seguinte lá se foi a menina curiosa para ver seu avô e assim passear de canoa pelo igarapé que fica nos fundos do sítio.

Chegando lá,só alegria. Vô Anastácio,já tinha preparado tudo para receber a sua netinha do coração.

O primeiro dia, só alegria, Bel, correu pelo pomar, subindo e se deliciando com as frutas que encontrava a sua frente, goiaba, jambo, só delícias.

A tarde daquele primeiro dia, desceu para ver o igarapé e passear de canoa.

Tristeza para a menina.

Para a sua surpresa, quase nada de água, tudo seco. Bel questiona seu avô.

---Cadê a água do pequeno rio, que vi nas fotos, vô?

Com toda paciência e sabedoria, Anastácio explica tudo para a curiosa Bel.

--- A água,ela vai voltar, agora é tempo de seca, o rio está molhando outro lugar. Mas, ele vai voltar, na próxima vez que vier no mês de março,ele estará cheio de peixes, e você poderá passear de canoa.

Nessa época os Igarapés, secam ficando,só essa nascente.

Bel pergunta.

---Como você consegue água pra tomar banho, beber?

-- Água da cacimba, ou do poço artesiano, água pura que vem lá do fundo da terra.

Tudo explicado, os dois voltam para a casa de seu avô, mas para a surpresa de Bel, ela viu uma cobra correndo entre as folhas e toma um susto.

Anastácio, carrega a menina e diz.

---Calma, ela já foi.

Anastácio explicou que aquela cobra não era venenosa.

A noite,Bel ouviu várias histórias do seu avô que adormeceu em sua rede.

No outro dia, tudo certo pra mas aventuras no sitio do vovô.

Joilson Remanso
Enviado por Joilson Remanso em 02/06/2023
Reeditado em 02/06/2023
Código do texto: T7803424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.