HO,HO, HO... NOEL DAS LETRAS!

Naquela cidade pequenina, lá no norte da Europa e tão distante de tudo, nascera Nicolau, um menino muito esperto, que sonhava ser escritor...

Lá o frio era muito intenso, o sol acordava tarde e punha-se por volta das quinze horas, muito diferente do que ocorre nos países tropicais, como o nosso.

Nicolau achava o dia curto e escuro demais para tudo que gostava de fazer: Jogar bola, empinar pipas, rodar pião e ir à escola.

Estão achando esquisito? Pois é, a tecnologia eletrônica ainda não havia chegado até lá. Naquela cidade, criança era mesmo criança.

Mas uma coisa muito triste ocorria há muito tempo.Nunca se soube bem porque, lá ninguém sabia nem ler nem escrever.

Contavam os mais antigos, que certa noite um vento muito forte passou por lá e levou consigo todas as letras do dicionário, e desde então nunca mais ninguém utilizou-se delas.

Nicolau ficava triste, porque escola sem letras, não era escola!

Ouvia falar dos livros, das viagens emocionantes que se poderia realizar através deles- e sem se sair do lugar!- mas achava que ele e toda a cidade estariam condenados à eterna escuridão.

E como seria um escritor? Precisaria de tantas letras!

Certa noite, na ante véspera de Natal, Nicolau teve um sonho: Alguém lhe soprou aos ouvidos, que se inventasse uma estória sobre a cidade e a contasse às crianças da escola, já na Véspera daquele Natal, as letras voltariam a sua terra.

Nicolau caprichou na sua estórinha, que também falava da vida dura de Papai Noel, e de tantos presentes diferentes que tinha que arranjar a cada ano...alguns até mágicos...muito especiais.

Só não pode escrever sua estória. Então tratou de decorá-la bem direitinho.

Reuniu todas as crianças, e quase no final da estorinha deixou bem explicadinho o suspense que todo escritor gosta de fazer:

-Então hoje, por volta da meia noite, todos vocês olhem para o céu, e verão o final desta minha primeira estória.

E assim foi.Naquele frio todo, as crianças se agasalharam com seus gorros luvas e cachecóis coloridos, e rodearam a fonte da pracinha, todos olhando para o céu.

Nas badaladas da meia noite...HO,HO, HO! lá estava a surpresa de Nicolau:Entre a renas gigantes de PAPAI NOEL, uma cascata de chuva dourada descia dos céus a forrar todo o gramado queimado de frio...

As crianças aproximaram-se das estrelas e a cada uma que tocavam, surgia uma LETRINHA.

-Um milagre de natal! Nossas letras voltaram para casa!-Exclamaram felizes...Vamos escrever algo com elas!

E como num quebra-cabeças, escreveram sobre a grama:

"FELIZ NATAL A TODOS E A VOCÊ TAMBÉM, PAPAI NOEL!"

Era o primeiro conto de Nicolau: NOEL DAS LETRAS!

A partir desse dia, a cidade nunca mais foi escura.O sol brilhou para sempre.E Nicolau?

Bem, começou sua vida de escritor pelo mundo mágico dos livros...

Ouvi dizer que toda véspera de Natal, Nicolau monta nas renas do Papai Noel, e bem lá de cima joga suas estórias às crianças...e as mesmas letrinhas...ao MUNDO!