O esquilo Zangado
Um esquilo, apelidado de zangado por outros esquilos, era um animalzinho sorridente quando era criancinha. Todos os esquilos do bosque viviam sorridentes, gostavam de diversão e ajudar outros animais. Compartilhavam experiência e até os petiscos que conseguiam coletar ali.
O tempo passou e um esquilo, em especial, começou a ficar diferente. Ele chegava com a cara amarrada, sizudo e irritado. Não aceitava brincadeiras e nem repreensão dos mais velhos. Já não estava disposto a ajudar e nem se via um sorriso no rosto. Dentro da toca onde morava, os outros também se queixavam, acusavam aquele esquilo de malcriado e zangado.
O esquilo Zangado começou a ter medo de sair da toca. Tinha medo de tudo: medo de não saber o caminho de volta, medo de deixar os irmãos sozinhos, medo de cair em uma armadilha, e vários outros medos.
O esquilo Zangado passou a achar que os outros esquilos não gostavam dele e resolveu não sair da toca.
Enquanto isso, os esquilos sempre se reuniam para diversão: brincavam de esconde-esconde, sorriam, catavam frutinhas e brincavam de pega-pega.
Após uma semana, perceberam a falta do esquilo Zangado e resolveram investigar a situação e foram visitá-lo. Conversaram com Zangado e com a família do esquilo e o convenceram a retornar ao convívio com os amigos, prometendo ajudá-lo a recuperar o seu sorriso e a sua confiança.