O LOBO MAU, MAL
O LOBO MAU, MAL
(THAÍS FALLEIROS)
AQUELE LOBO ERA REALMENTE MAU.
DE PELOS ACINZENTADOS, OLHOS GRANDES E ARREGALADOS, PÉS DE DEDOS COMPRIDOS E LARGOS, MÃOS GROSSAS E CALEJADAS, MAS O TOPETE ERA ESTILOSO: O LOBO PASSAVA UM GEL FEITO COM CLARAS DE OVO, QUE DEIXAVAM O TAL DO TOPETE GRANDIOSO.
ADORAVA ANDAR DESFILANDO SEU VENENO PELA FLORESTA. SE GABAVA QUANDO PERCEBIA MEDO NOS OLHINHOS DOS BICHOS MAIS NOVOS. FAZIA FOFOCA E SE DIVERTIA QUANDO CONSEGUIA COLOCAR UM CONTRA O OUTRO.
E MAIS, O LOBO MAU FEDIA CARNIÇA, PORQUE COMIA LINGUIÇA E DEPOIS NÃO LAVAVA AS MÃOS. BANHO PARA QUÊ? O LOBO GOSTAVA MESMO É DE FICAR COM CHULÉ E COM CECÊ. ACHAVA GRAÇA QUANDO PASSAVA NA PRAÇA E OS BICHOS FICAVAM SEM GRAÇA PORQUE NÃO PODIAM FALAR NADA. SÓ DISFARÇAVAM, AFINAL, TINHAM MEDO DE FALAR ALGUMA COISA E ABORRECER O LOBO MAU.
MAS NÃO É QUE UM BELO DIA TODA SUA TIRANIA FOI LEVADA PELA VENTANIA... É QUE O LOBO MAU ACORDOU MUITO MAL. ERA FEBRE QUE ATINGIA OS QUASE QUARENTA GRAUS, ERA TANTA DOR EM TODO CORPO QUE PARECIA QUE O LOBO ERA UM GATINHO BONZINHO E MANHOSO.
TEVE QUE PROCURAR AJUDA. PROCUROU A DONA CORUJA, MAS ERA DIA E ELA DORMIA.
FOI NO CENTRO DA FLORESTA, ONDE HAVIA A PRAÇA, OS BANCOS E O COMÉRCIO, EM BUSCA DE ALGUMA SOLUÇÃO. MAS SUA FUÇA ESTAVA DE DAR MEDO... TODOS OS ANIMAIS, AO VEREM O LOBO MAU, ACHAVAM QUE ELE ESTAVA DE MAU HUMOR E CORRIAM O MAIS CEDO QUE PODIAM.
O LOBO SENTOU NUM BANCO E CHOROU. E SABE QUEM O AJUDOU?
O RATO TIBURCIO. É QUE ELE NÃO TINHA MEDO DE NADA, ERA BOA GENTE E AMIGO DE TODA A RAPAZIADA, SEMPRE MUITO CONTENTE, ADORAVA CONTAR PIADAS.
LEVOU O LOBO MAU PARA CASA, FEZ UMA SOPA COM MACARRONADA E TAMBÉM UM CHÁ DE LIMONADA, QUE É, NA VERDADE, O SUCO DE LIMÃO SÓ QUE QUENTE, RECEITA DA SUA AVÓ AMADA!
O LOBO FICOU BEM, E GRAÇAS A AJUDA DO RATO, REPENSOU SEUS ATOS: NÃO TINHA AMIGOS, POIS NÃO ERA DE SE CONFIAR, SEMPRE ZUANDO E FAZENDO MALDADES, QUANDO FICOU DOENTE PERCEBEU QUE NÃO TINHA AMIZADES.
ENTÃO, ACONTECEU O INEVITÁVEL: O LOBO MAU QUE ESTAVA MAL, AGORA QUE FICOU BEM, RESVOLVEU SER BOM.
COLOCOU UMA ROUPA BONITA DE SEU SAUDOSO AVÔ. E PENSOU: POR ONDE COMEÇO A BONDADE? COM AS CRIANÇAS? COM OS VIZINHOS? COM A TERCEIRA IDADE?
NÃO! COMEÇOU A MUDANÇA DE VIDA COM ELE MESMO... UM BELO DUM BANHO, SEGUIDO DE UMA ESCOVADA DE DENTES. CORTOU AS UNHAS E TIROU AS SUJEIRAS QUE ESTAVAM LÁ DEBAIXO A MAIS DE UM MÊS. MAS O TOPETE: AH! ESSE CONTINUOU LINDO E ESTILOSO, COMO SEMPRE FOI DE SEU GOSTO!
VOLTOU A ESTUDAR E COMEÇOU A TRABALHAR: O LOBO RESOLVEU FAZER DOCES: BOLOS E BOMBONS E O NOME DA DOCERIA, ESCOLHIDO PELO LOBO FOI “TUDO DE BEM-BOM”!
O LOBO QUE ERA MAU, QUANDO ACORDOU MAL, PERCEBEU QUE SER BOM FAZ BEM. GANHOU NOVOS AMIGOS, NOVOS CONHECIMENTOS E FICOU CONHECIDO POR SEUS BELOS E GOSTOSOS DOCES.
O LOBO MAU, AGORA É BOM. NÃO FAZ O MAL, SÓ FAZ O BEM. NA BRINCADEIRA DO CONTRÁRIO, QUERO VER QUEM ACERTA TAMBÉM:
CONTRÁRIO DE MAU: BOM
CONTRÁRIO DE MAL: BEM
(Todos os direitos reservados. Ao reproduzir esta obra, a autoria deve ser citada. Gratidão)