AS SUPER ARMAS DAS HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO

Há muito tempo atrás, no ano de 1646, morava em uma cozinha do vilarejo de Tejucupapo uma panela de barro sonhadora.

Seu espírito aventureiro contagiava vários utensílios, que viviam ao seu redor.

O tacho que havia acabado de esquentar o caldo de cana para a fabricação da rapadura, sentia-se esperançoso em viver novas experiências. Enquanto isso, sobre a mesa, a pimenta se achava inferior, por ser um condimento picante.

A panela de barro, acompanhava atentamente as indagações de alguns utensílios, quando de repente várias mulheres entram agitadas, pois, o vilarejo estava para ser invadido por soldados holandeses.

Esses soldados saíram da Ilha de Itamaracá com destino ao vilarejo de Tejucupapo. Os utensílios ficaram preocupados, pois, a maioria dos homens da comunidade estavam na feira do Recife vendendo parte da produção e da pesca.

As mulheres guerreiras se reuniram com os poucos homens que haviam e se prepararam para a batalha.

A panela de barro percebeu que o tão sonhado momento de viverem novas aventuras havia chegado.

As guerreiras pegaram suas armas, os utensílios, ferveram água com pimenta, encheram os tachos, as panelas de barro, e levaram para as trincheiras à espera do combate com os soldados holandeses.

As mulheres guerreiras com seus utensílios pegaram os soldados de surpresa e venceram a batalha. E assim ficaram conhecidas como as HEROÍNAS DE TEJUCUPAPO e suas super armas.