Produção para exploração do gênero textual "texto dramático" - 3º ano

As frutas também falam

CENÁRIO: Uma sala e uma cozinha, com móveis: mesa, cadeiras, sofá, armário, TV, etc.

CENA 1

(Vovó Lili entra, trazendo uma sacola cheia de frutas. Chega cansada, pois a sacola é grande e pesada. Tira as frutas, uma a uma, colocando-as em uma caixa grande, no canto do palco com decoração de cozinha: mesa, cadeiras, fogão etc. Enquanto arruma as frutas, fala consigo mesma).

VOVÓ LILI - Que bom, hoje vou receber a visita dos meus netinhos.

Faz tempo que não vejo Beni e Tina. Devem ter crescido! (Alegre, cantarola). E continua: Não vejo a hora de ver meus netinhos. Eles vão amar essas lindas frutas que comprei hoje para eles. Ainda bem que eles sabem que as frutas fazem bem à saúde.

(Som de campainha. Vovó Lili se apressa para atender a porta.)

CENA 2

(Entram as crianças, beijam a avó e vão direto à caixa de frutas. Olham todas as frutas atentamente, apreciando e mostrando que estão com água na boca.)

TINA (pensativa) – Beni, o que você vai querer comer hoje?

BENI – Não sei, Tina. Estou indeciso. São todas tão apetitosas! (Faz gesto de ameaçar pegar as frutas, mostrando dúvida de qual escolher).

(Ouve-se um sussurro vindo da caixa de frutas e em seguida, um cochicho, como se as frutas quisessem falar ou conversar com as crianças. Os atores que representam as frutas colocam a cabeça para fora da caixa e falam.)

MAÇÃ - Escolha-me! Tenho a casca bem vermelhinha e sou bem doce. Vamos, sente-se na rede e me saboreie.

LARANJA – Beni, sei que você gosta de laranjas. Você pode me cortar ao meio, chupar ou fazer um suco de laranja, delicioso. Sou rica em vitamina C e te ajudo a crescer. Escolha-me!

UVA – Eu também sou muito nutritiva. Podem escolher meus bagos verdes ou roxos. São redondinhos, pequeninos, sem sementes e muito doces. Tina, você sempre gostou de uvas.

MAMÃO – Eu sou o mamão, também quero ser apreciado. Mas, não precisa de briga ou confusão. Podemos todas estarmos juntas, na salada de frutas. Que tal?

(As crianças entreolham-se, surpresas, como se tivessem escutado a conversa das frutas. Animadas, falam juntas.)

TINA E BENI - Vovó, vovó! Faz uma salada de fruta para a gente?

(Apaga a luz!)

CENA 3 - (Acende a luz e as crianças aparecem saboreando a salada de frutas, sentadas na mesa da cozinha. As cortinas se fecham!)