A Velha Rabosa

Sabendo, crianças, não desejo guardar apenas para mim o que vivenciei na tenra infância, ou seja,

a existência de uma personagem que carrego e guardo na memória por tantos anos: - a Velha Rabosa.

Frequentava o Jardim de Infância e as cuidadoras sempre avisavam para não subir uma velha e estreita escada de madeira que levava ao sótão, pois lá morava a tal Rabosa.

Diziam que quem abrisse a portinhola no alto da escada seria puxado por ela. Sempre respeitei às regras, mas confesso que a curiosidade era grande. Um dia, estando a brincar numa sala ao lado, ouvi os estalos da escada. Levantei da almofada, em completo silêncio e camimhei até a porta entre salas. Tomado de curiosidade e muito medo, entrei de supetão, o que provocou um susto na Rabosa, que subiu rapidamente a escada com a minha presença. Confesso não a vi perfeitamente, mas o rabo que lhe atribuía nome Rabosa sim. Pareceu-me uma fofa corda de pelos de aspecto macio, com muitos fios cinzas, uns poucos pretos e alguns brancos. Não pareceu-me com o aspecto de uma bruxa, mas sim de uma grande raposa. Seria uma bruxa raposa? Confesso não sei, mas tenho ao longo dos anos contado aos pequenos essa vivência telúrica infantil. Registro para que não se perca a existência desse ser, chamado Velha Rabosa, moradora de sótãos.