FILHOS ESPIRITUAIS DO PADRE PIO & São Tomás de Aquino: Não se opor ao erro é aprová-lo; não defender a verdade é negá-la.

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Não defender a verdade é negá-la. Não se opor ao erro é aprová-lo.

São Tomás de Aquino

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Interessante: a prática do bem exige o amor e conduta exigentes e corretas segundo a lei de Deus e a lei humana. São Tomás de Aquino nos surpreende pela honestidade intelectual e espiritual.

MAS DE AQUINO Ó HOMEM DE ORAÇÃO E FEZ O cântico em latim: Tanto Ergo Sacramentum (para a Adoração do Ss. Sacramento do Altar até hoje tão cantado por nós... em ação de graças nas liturgias eucarísticas...).

FIEL À IGREJA CATÓLICA, MARCOU O SECULO 13 COM A DEFESA DA FÉ COM A REVISÃO DE ARISTÓTELES E RESPONDER AOS ÁRABES ... SOBRE O PROPÓSITO DE ARISTÓTELES SOBRE AS PROVAS DE DEUS UNITRINO...

J B PEREIRA

_____________

A SUMA TEOLÓGICA OU TRATADOS TEOLÓGICOS foi escrita entre os anos de 1265 a 1273, por São Tomás de Aquino

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

______

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

Tomás de Aquino foi antes de tudo um professor.

Entre os muitos tratados filosóficos e teológicos

que escreveu, todos marcadamente escolares, sobressai a 'Suma Teológica'.

Trata-se de uma síntese dirigida àqueles que iniciavam o estudo do saber teológico.

Sua intenção era ajudá-los a caminhar com ordem e clareza pelos conceitos fundamentais sem se desviar para temas secundários ou controversos.

Aquino reúne na SUMA a filosofia, a teologia e a mística, isto é, o saber humano, a tradição cristã, a ética pessoal e social, a contemplação e união com Deus, tendo sempre como objetivo maior de se alcançar a realização plena do ser humano e da sociedade.

O Que é a Suma Teológica?

Suma Teológica é o título da obra básica de São Tomás de Aquino, frade, teólogo e santo da Igreja Católica, um corpo de doutrina que se constitui numa das bases da dogmática do catolicismo e considerada uma das principais obras filosóficas da escolástica.

Foi escrita entre os anos de 1265 a 1273.

Nesta obra Aquino trata da natureza de Deus, das questões morais e da natureza de Jesus.

A obra aqui está completa na tradução clássica de Alexandre Correia. Está dividida em Prima Pars, Pars

Prima Secundae, Secunda Secundae, Tertia Pars e Suplementos. Toda a obra foi compilada do Site

Permanência, com excessão da Questão 94 com seus Artigos na Pars Prima Secundae, que foi tirada do

site Filosofia.

Alguns artigos estavam faltando no site, por isso foi necessário fazer a tradução dos mesmos a partir do

texto em inglês disponível no site New Advent e também no texto espanhol. Na Prima Pars, os artigos

com a minha tradução são parcialmente o Artigo 3 da Questão 96; e a Questão 100 completa.

Peço desculpas pelos eventuais erros de tradução, porque não sou tradutor profissional; e também por

eventuais erros na compilação dos artigos. Qualquer erro que acharem, sugestões, ou correções, podem

me enviar por email.

Boa leitura a todos e que Deus nos abençoe!

Tomás de Aquino foi antes de tudo um professor. Entre os muitos tratados filosóficos e teológicos que escreveu, todos marcadamente escolares, sobressai a 'Suma Teológica'.

Trata-se de uma síntese dirigida àqueles que iniciavam o estudo do saber teológico. Sua intenção era ajudá-los a caminhar com ordem e clareza pelos conceitos fundamentais sem se desviar para temas secundários ou controversos.

Aquino reúne na SUMA a filosofia, a teologia e a mística, isto é, o saber humano, a tradição cristã, a ética pessoal e social, a contemplação e união com Deus, tendo sempre como objetivo maior de se alcançar a realização plena do ser humano e da sociedade.

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

O Que é a Suma Teológica?

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

Suma Teológica é o título da obra básica de São Tomás de Aquino, frade, teólogo e santo da Igreja Católica, um corpo de doutrina que se constitui numa das bases da dogmática do catolicismo e considerada uma das principais obras filosóficas da escolástica.

Foi escrita entre os anos de 1265 a 1273.

Nesta obra Aquino trata da natureza de Deus, das questões morais e da natureza de Jesus.

A obra aqui está completa na tradução clássica de Alexandre Correia. Está dividida em Prima Pars, Pars

Prima Secundae,

Secunda Secundae,

Tertia Pars

e Suplementos.

Toda a obra foi compilada do Site

Permanência, com excessão da Questão 94

com seus Artigos na Pars Prima Secundae,

que foi tirada do site Filosofia.

Alguns artigos estavam faltando no site, por isso foi necessário fazer a tradução dos mesmos a partir do texto em inglês disponível no site New Advent e também no texto espanhol.

Na Prima Pars, os artigos com a minha tradução são parcialmente o Artigo 3 da Questão 96; e a Questão 100 completa.

Peço desculpas pelos eventuais erros de tradução, porque não sou tradutor profissional; e também por eventuais erros na compilação dos artigos.

Qualquer erro que acharem, sugestões, ou correções, podem

me enviar por email.

Boa leitura a todos e que Deus nos abençoe!

Disponibilizado em:

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

Índice

Suma Teológica ..............................................0

O Que é a Suma Teológica.................................1

Prima Pars...................................................... 115

Sobre a doutrina sagrada..................................... 116

Questão 1: Do que é e do que abrange a doutrina sagrada.............................................................. 116

Art. 1 — Se, além das ciências filosóficas, é necessária outra doutrina. ..............................................116

Art. 2 — Se a doutrina sagrada é ciência. ...................117

Art. 3 — Se a doutrina sagrada é uma só ciência............118

Art. 4 — Se a doutrina sagrada é ciência prática. .............118

Art. 5 — Se a doutrina sagrada é mais digna que as outras ciências....................................................119

Art. 6 — Se esta doutrina é sabedoria. ......................120

Art. 7 — Se Deus é o objeto desta ciência. .....................121

Art. 8 — Se esta doutrina é argumentativa. ................122

Art. 9 — Se a doutrina sagrada deve usar de metáforas. .........123

Art. 10 — Se na Sagrada Escritura uma mesma letra tem vários sentidos: o histórico ou literal, o

alegório, o tropológico ou moral e o anagógico. ................124

Tratado De Deo Uno ....................................... 126

Questão 2: Deus existe?................................... 126

Art. 1 — Se a existência de Deus é por si mesma conhecida................................................................126

Art. 2 — Se é demonstrável a existência de Deus............127

Art. 3 — Se Deus Existe. .................................128

Questão 3: Da simplicidade de Deus...................131

Art. 1 — Se Deus é corpo ..................................131

Art. 2 — Se em Deus há composição de matéria e forma. ...................................................................132

Art. 3 — Se Deus é idêntico à sua essência ou natureza. .....................................................................133

Art. 4 — Se em Deus se identificam a essência e a existência...............134

Art. 5 — Se Deus pertence a algum gênero...........135

Art. 6 — Se em Deus há acidentes. ...............136

Art. 7 — Se Deus é absolutamente simples. .......137

Art. 8 — Se Deus entra na composição dos outros seres. ....................138

Questão 4: Da perfeição de Deus ................. 140

Art. 1 — Se Deus é perfeito.......................140

Art. 2 — Se Deus encerra as perfeições de todos os seres. .....................................141

Art. 3 — Se alguma criatura pode ser semelhante a Deus. ...................................142

Questão 5: Do bem em geral............... 144

Art. 1 — Se o bem difere realmente do ser. ......................144

Art. 2 — Se o bem é logicamente anterior ao ser.................145

Art. 3 — Se todo o ser é bom...............146

Art. 4 — Se o bem tem, antes, a natureza da causa final do que as demais causas.............................147

Art. 5 — Se a noção de bem implica o modo, a espécie e a ordem........................................148

Art. 6 — Se o bem se divide adequadamente em honesto, útil e deleitável........................................149

Questão 6: Da bondade de Deus. .......... 151

Art. 1 — Se ser bom convém a Deus.........151

Art. 2 — Se Deus é o sumo bem...............151

Art. 3 — Se é próprio de Deus ser bom por essência. ............152

Art. 4 — Se todas as coisas são boas pela bondade divina......153

Questão 7: Da infinidade de Deus. ................................. 155

Art. 1 — Se Deus é infinito. .............................................155

Art. 2 — Se algum outro ser, que não Deus, pode ser infinito por essência. .......................................156

Art. 3 — Se pode haver um infinito atual em grandeza.......................................157

Art. 4 — Se é possível existir atualmente uma infinita multidão de seres. ....................................158

https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf

J B Pereira e https://sumateologica.files.wordpress.com/2017/04/suma-teolc3b3gica.pdf
Enviado por J B Pereira em 30/08/2020
Reeditado em 30/08/2020
Código do texto: T7050165
Classificação de conteúdo: seguro