A Porquinha Lú

Era uma vez a senhora Porca que tinha a sua filha, Porquinha Lú, estava a costurar em casa, quando notou que a sua filha brincava pela manhã cedo sozinha e descalça no quintal. Temendo que ela apanhasse um resfriado ou uma outra gripe qualquer, disse a ela:

Porquinha Lú, minha filha, ainda é muito cedo, está na hora de te agasalhares porque se não ainda ficarás doente e podes chegar a morrer, te lembras do teu amiguinho Lino o Coelho que morreu semana passada? O médico disse que ele tinha uma gripe, então minha filha venha para eu te calçar e vestir...

-óh, minha mãe estou até hoje triste pela morte do Lino ele era bom amigo sinto falta dele...

Depois a Porquinha Lú foi agasalhar-se bem e parou de brincar, esperou que a sua mãe fizesse o matabicho enquanto ela à assistia. Feito o seu pequeno almoço e apesar de a srª Porca estar cansada, continuou a sua costura.

Depois a Porquinha Lú levantou arrumou-se e saíu à rua, sem notar que a sua mãe durmiu mesmo sobre a máquina de costurar e quando a srª Porca acordou, procurou por ela, porém já não estava em casa e a porta estava aberta então pôs-se aos lamentos:

-Por onde foi a minha filha única...? Quem me pode acudir nesta hora de angústia e aperto de medo no meu coração? Éh... Éh...

Chorava em seco quando os vizinhos começaram a chegar e se iam agrupando ao redor dela, perguntaram o que se passava e ela respondia com soluços em palavras entrecortadas que não conseguia achar a filha, quando um deles afirmou que a tinha visto. Depois de meia hora de interrogações e angústia a Porquinha Lú vinha passando pelo portão, acompanhada pela Sª.Láparo a mãe do amigo que infelizmente é falecido.

- Ó mãe por que esses olhos tristes?

- Éh comadre o tens a essas horas?-Perguntou a sª.Láparo.

- Era só medo, aonde foste minha filha?Estou velha demais pra tu me assustares deste jeito, não mais saia desta maneira.

- Está bem mãe, eu queria fazer companhia a tia Láparo que está muito sozinha ultimamente!

- É verdade comadre, a Lú é uma menina muito boa e educada, foi pedir que eu me agasalha-se bem e evite o frio que tá nesses dias.

Depois de a sª Porca ouvir as partes decidiu que a Lú iria vizitar sempre a Láparo sua tia em casa, desde que fosse sempre com a sua anuência e isso fez Lú muito feliz e espectante sempre.

ManuchoElias dos Santos
Enviado por ManuchoElias dos Santos em 17/08/2020
Código do texto: T7037949
Classificação de conteúdo: seguro