Estripulias no terreiro
Estripulias no terreiro
— O terreiro do sítio de dona Ana e imenso, e nele vivem os animais domesticados pela anciã. O lugar é uma festa tem de tudo o Galo gago, a Galinha Maricota, o coelho Juvêncio e o Gato Thomas com nome de inglês. Às vezes aparecem no terreiro alguns animais silvestres como a Raposa Elisa e o Tamanduá Honório, eles são amigos dos bichos da casa e se divertem à beça no terreiro.
Certa manhã essa alegria começou a findar quando a Galinha Maricota cansada de ser esquecida pela turma que amava o canto do Galo gago, que gaguejava, mas cantava muito. Resolveu mexer os pauzinhos para colocar lenha na fogueira da turma.
Escondeu a comida do gato inglês e aprontou mais uma amarrou o pé do coelho Juvêncio enquanto ele dormia, insatisfeita com tudo ainda mentiu para o Galo que a raposa estava querendo comer os ovos do galinheiro, quanta inveja!
Logo o gato preocupado com o sumiço de sua comida procurou a turma para ver se alguém havia encontrado suas guloseimas e fez a maior estripulia, mesmo sendo ele inglês, o coelho que dormia acordou assustado e com o pé amarrado caiu uma, duas, três vezes e continuo com o barulho, já era um caos no terreiro quando o galo chegou preocupado e viu que a raposa estava ali e sem pestanejar avançou com as esporas sobre ela, a raposa coitada que sempre leva a culpa de tudo disse assustada:
— Que isso companheiro!
— Foi o maior rebuliço e ninguém se entendia. Levou tempo para acalmar a turma coube ao Tamanduá Honório Mister em paciência retomar a calma da bicharada que estava em polvorosa.
— Com toda a situação explicada a Galinha Maricota a encrenqueira não conseguiu mais esconder sua fúria e foi desmascarada pela turma, a raposa foi inocentada e tudo voltou ao normal a galinha porem não foi esquecida e todos queriam que ela fosse entregue a dona Ana para ser assada, mas a raposa mais uma vez mostrou-se amorosa e bondosa e disse:
-Coitada ela queria uns minutos de fama eu entendo , agora devemos perdoar o que ela fez e fazer de tudo para que ela se sinta melhor e feliz, assim todos no terreiro puderam aprender mais uma lição. A amizade provada deve valer mais que um tropeção, a galinha com essa atitude passou a melhorar cada vez mais e voltou a paz aquele terreiro.
Pereira de Melo