Volta ao Mundo com Judith (XL)

Pense duas vezes antes de gritar socorro em Socorro. Ou melhor, nem pense. Esta ilha pertencente ao México, no passado chamada Anublada (nevoenta) está a 480 kms da costa mexicana da Baja California e é a mais importante e única habitada, de um conjunto insular chamado Islas Revillarigedo.

Socorro abriga uma base naval com um povoado e igreja à sua volta e confía en Dios para su protección. A atividade vulcânica nunca pode ser descartada em Socorro. A mais recente foi em 1993.

Cerca de 45 pessoas, de uma população declinante, vivem atualmente em Socorro, que tem uma considerável extensão territorial, de 132,1 km2, com um relevo bastante acidentado em razão do histórico multimilenar das erupções vulcânicas.

Uma distinção de Socorro é ser a única ilha do Pacífico reconhecida como formada dominantemente por sílica vulcânica peralcalina. Seu vulão central Cerro Evermann, inativo, atinge 1.130 metros de altitude.

A ilha foi descoberta em 1.533 por Hernando de Grijalva, a serviço do Reino da Espanha, que então expandia vigorosamente sua presença no continente americano.

A flora endêmica de Socorro, embora de escassa variedade, não deixa de ter importância para a botânica; a fauna original, formada essencialmente de aves marinhas não registra a presença de mamíferos. Animais domésticos e de criação introduzidos pelos colonizadores, como porcos, ovelhas, cabras, gatos, cães e, involuntariamente, ratos, provocaram grande estrago no arcabouço original da vida insular.

But then, who cares? A base naval garante a proteção da ilha, aparentemente não cobiçada por japoneses ou americanos...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 21/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6924680
Classificação de conteúdo: seguro