Volta ao Mundo com Judith (XXXVIII)

É difícil enquadrar a nossa próxima ilha no nome que ela recebeu, ao ser redescoberta numa Sexta Feira Santa em 1711 por Martin Chassiron e Michel du Bocage, sob bandeira francesa: Ilha da Paixão, em francês, Île de la Passion. Afinal, não fosse essa consequência de data, a ilha não reúne credenciais minimamente suficientes para carregar essa denominação. E tanto foi e tanto é que em desdobramentos históricos subsequentes, em razão de ativa pirataria inglesa, ela ganhou um nome menos pomposo, Clipperton Atoll...aparetemente em "homenagem" a um pirata inglês que fez da ilha seu quartel. E assim está nas cartas geográficas...

Diminuta em extensão territorial, com apenas 1,7 km2, Clipperton se forma como um anel, bem fininho, circundando uma enorme lagoa. Sua distância de Galápagos é de 2.260 kms, e 1.080 kms da costa do México.

De 1892 a 1897, Clipperton abrigou a Oceanic Phosphate Company, norte-americana, que explorou seus depósitos de guano à exaustão. O guano é um fertilizante natural, decorrente de excrementos de aves marinhas depositadas e extratificadas ao longo de milênios, que ganha o nome mais requintado de fosfato.

Pouco ou nada apta a atividade econômica sustentável, que também se compõe com a sua aridez e carência extrema de água potável, Clipperton, nada obstante, foi palco de inusitadas histórias envolvendo a presença humana, de hábito, desastrada. Quando explorada pelo México

no início do século XX, uma ordem de evacuação urgente chegou à ilha em razão de mudança radical no Governo mexicano. Um faroleiro - responsável pela manutenção do farol...e único homem deixado para trás - de nome Victoriano Álvarez mudou de status imediatamente, proclamando-se rei da ilha, em meio a mulheres e crianças que haviam sido deixadas para trás. Por dois anos Victoriano pintou e bordou em desmandos, sendo finalmente justiçado a marteladas por suas concubinas que lhe descontaram em justa medida o peso da subjugação e prepotência.

O passo final da desventura foi a repatriação de 4 mulheres e seus filhos para o México. E Clipperton ficou só novamente.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 19/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6922556
Classificação de conteúdo: seguro