Volta ao Mundo com Judith (XXXVII)

Semisopochnoi, ou das Sete Colinas, é o nome russo da ilha que, pertencente aos Estados Unidos, é chamada, impoeticamente, Rat Island...

Essa massa de terra, situada entre o estado do Alaska e a península de Kamchatka, não é nada pequena: mede 221,1 km2 de território, ou seja, corresponde ao nosso estado do Paraná, acrescido de Sergipe, e, sem causar estranheza, é inabitada.

Sua descoberta data de 1.741, por Vitus Bering e não parece que fato significativo, do aspecto antropológico, tenha feito parte de sua história desde então...e também, até então... Semisopochnoi, que tem ainda uma terceira denominação aleuta, e portanto mais original e dupla, pode ser chamada Unyax ou Hawadax...

E a aspereza climática e do próprio relevo do terreno, além da constante nebulosidade, se não impedem, tornam uma ocupação permanente extremamente arriscada e onerosa. Mas inegável é que a ilha tem excepcional importância estratégica numa região em que as duas maiores superpotências militares de planeta mais se aproximam...

Enquanto os inúmeros vulcões dormem, espécies vegetais endêmicas e de aves marinhas vicejam. e tacitamente, a ausência humana festejam...principalmente agora em que raposas árticas, introduzidas ilegalmente no território, já estariam extintas...também pela ação humana...

Homo lupus vulpis...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 18/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6921415
Classificação de conteúdo: seguro