Volta ao Mundo com Judith (XXXVI)

Nosso destino de hoje, a ilha de Pitcairn tem uma curiosa história que a distingue de quase todo o universo insular do Pacífico: consignada erroneamente nas cartas marítimas por muitos anos passou ao largo de muita expedição desbravadora ou exploradora mesmo depois de descoberta em 1767 por Robert Pitcairn...mas o fato mais notável em sua história foi quando em 1790 serviu de abrigo aos amotinados do navio inglês Bounty.

Quando menino vi o filme Mutiny on the Bounty e me impressionei deveras com aquela encenação de um fato histórico. O filme, em preto e branco, creio que de 1957 é estrelado por Trevor Howard, o implacável comandante, e seu imediato, revoltoso, e líder do motim, Marlon Brando, Fletcher Christian.

E na pequena ilha de 4,5 km2 permaneceram os rebeldes sem quaisquer perspectivas de retornarem à Inglaterra, onde seriam certamente condenados à pena capital. Em meio aos nativos, ao cabo de dois anos de vida insular enfrentaram todas as tumultuárias peripécias possíveis e impossíveis da vida comunitária, inclusive com guerra fratricida que exterminou a maioria dos revoltosos e boa parte dos ilhéus...

Hoje, a população local, declinante, situa-se em torno de 50 pessoas, com um passado marcado lembranças de indeléveis desventuras...e um futuro desafiador, mais propenso à sua própria extinção...Uma sequência de julgamentos de abusos sexuais de crianças nas duas primeiras décadas de 2.000 abalaram ainda mais a reputação pitcairniana e as perspectivas de sua continuidade como experimento social...

Pitcairn situa-se a 2.150 kms de Tahiti e a 2.070 kms da ilha de Páscoa.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 17/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6920525
Classificação de conteúdo: seguro