Volta ao Mundo com Judith (XXIV)

Enquanto se celebra o Domingo de Ramos urbi et orbe da cristandade, tamos a caminho de Macquarie, ilha pertencente à Austrália, distante apenas 1.310 kms da costa antártica. Com 128 km2 esta ilha apresenta uma singularidade estonteante: é a única ilha composta de crosta do fundo do oceano e de rochas das profundezas do globo terrestre que emergiu por algum processo tectônico inusitado. O próprio formato da ilha, como um alongado retângulo, chama também a atenção o cartógrafo atento.

E a sua abordagem naval também é bastante arriscada, tanto pelas falésias abruptas quando pela falta de pontos de atracação e a violência das ondas. Numa missão exploratória em 1840, o comandante da expedição, Tenente Charles Wylkes resumiu bem a situação: Macquarie island offers no inducement for a visit...

Entretanto a vida marinha, de animais e aves é abundantíssima, a despeito do estrago feito por espécies animais introduzidas pela presença humana: gatos ferais, coelhos e, como não poderia deixar de acontecer...ratos...

Cerca de quatro milhões de pinguins, os chamados pinguins reais, congregam na ilha para a reprodução. O ruído produzido pela colônia é infernal diante de quaisquer sinais de invasão de seu território. E além do ruído, as bicadas...

Equipes de pesquisadores de entre 20 e 40 pessoas são mantidas - e, temporariamente, com grande alívio, logo rendidas...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 05/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6907760
Classificação de conteúdo: seguro