Volta ao Mundo com Judith (XXIII)
Não fosse por um fato marcante, que nem chegou a acontecer, a diminuta ilha de Howland nem estaria em nosso roteiro de viagem...Ali, a lendária piloto Amelia Earhardt teria feito um pouso em seu bimotor Lookheed Electra, quando encetava a volta ao mundo, em julho de 1937.
Os últimos sinais de rádio lá captados indicavam sua aproximação...mas Amelia não chegou à ilha, na companhia de seu navegador, Fred Noonan, como se planejara. E apesar de intensas buscas, o paradeiro daqueles pioneiros da aviação jamais foram estabelecidos com precisão.
Howland, com menos de 2 km2 de território, pouco acima do nível do mar, faz parte de um conjunto de atóis denominados Phoenix Islands, pertencentes aos Estados Unidos. E é inabitada. As tentativas de implantação de população e de atividades econômicas na ilha fracassaram, em boa parte pela escassez de água, e fragilidade de meio-ambiente. Sua distância de Samoa é de 1.640 kms, e do Havaí, 3030 kms.
Durante a guerra dos Estados Unidos com o Japão, a ilha não escapou de ser palco de alguma ação bélica, de que o mais notável foi o bombardeio que resultou na destruição do farol de navegação.
/E mesmo sem um Ataulfo naquela terra, Amelia é que era...