Volta o Mundo com Judith (XXII)

Dia de visita às ilhas de Juan Fernández, ou Robinson Crusoé, que pertencem ao Chile, do qual distam 630 kms. Antigamente chamada pelos conquistadores espanhóis de Isla Más a Tierra, a ilha de Robinso Crusoe acabou ficando com o nome do famoso aventureiro, dono do papagaio Sexta-Feira... sua extensão é de 96,4 km2, com pouco mais de 800 habitantes, em 2012.

O marinheiro escocês Alexander Selkirk viveu em solidão nesta ilha por quatro anos e quatro meses, lá deixado com um mosquetão, munições, ferrramentas de carpinteiro, uma faca, alguma roupa e uma Bíblia. E deu no que deu, redundando sua aventura na criação de Robinson Crusoé.

Em 2010, um violento maremoto de magnitude 8,8 atingiu a ilha, provocando uma violenta tsunami (ouvi em algum lugar que em japonês esta palavara é feminina...) e apesar de os sistemas de alarme terem falhado foi graças à observação de uma menina de 12 anos (no feminino também...) que vendo o forte recuo do mar, que se antecipa à mega onda que invade a terra,que boa parte dos habitantes da ilha foram salvos...

A atividade de mergulho vem ganhando popularidade na promoção do turismo na ilha. A pesca da lagoa espinhenta (spiny lobster) é a principal atividade econômica...

Quanto às observações e relatos do famoso papagaio de Crusoé, Sexta-Feira, estou ainda à busca de dados. Com toda fé...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 03/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6905923
Classificação de conteúdo: seguro