Volta ao Mundo com Judith (XVIII)
O que você vê no mapa com a aparência de um cãozinho fox terrier, até nos pelinhos dos bigodes, e na cauda empinadinha, é a ilha de Christmas, ou ilha do Natal para nós, com seus 135 km2 de território e 1.402 habitantes.
Sua localização geográfica a coloca a 350 kms de Java, na Indonésia, bem mais próxima do que dos 2.590 kms que a separam de Perth, na Austrália, país a que pertence...Sua descoberta deu-se no natal de 1643, e daí o nome com que foi batizada, por William Mynors.
Durante a guerra do Pacífico - e do Índico, também - Christmas foi ocupada por tropas japonesas. Sua natureza é pródiga justamente em função de seu isolamento que permitiu o desenvolvimento de espécies endêmicas de vegetação e de vida animal.
Fatos marcantes na vida natural insular são a procissão de caranguejos da terra para o mar quando alcançam a sua maturidade sexual e a ilha se tinge dum avermelhado na louca marcha para a reprodução. Por seu turno, hordas de formigas voracíssimas que em formação, atacam impiedosamente suas presas, notadamente os ditos caranguejos rubros. Sem se determinar a procedência dessas assassinas, há um registro de que a sua primeira supercolônia foi descoberta em 1989.
A natureza prodigiosa de Chrismas não impede aos humanos de lhe estragar a imagem, quando além de colônia penal o governo de Canberra a transformou em centro de processamento de imigração, com grau de perversidade semelhante às sobreditas formiguinhas...