Volta ao Mundo com Judith (XVI)

Com o mundo quase todo em quarentena, e a própria Judith achando que nenhuma das 50 ilhas que ela selecionou, pra visitar valhar a pena, eis-nos aqui em Diego Garcia, a 780 kms das Maldivas, 1.780 da Índia e mais 2.770 de South Keeling, ou a ilha dos Cocos por onde já passamos...

Diego Garcia faz parte do arquipélago de Chagos e consiste num longo atol com um formato mais próximo de um V bem tremido - e mais ainda temido, pois lá está uma hiperbase militar anglo-americana - e os 27 km2 da ilha abrigam 3.700 residentes. Residentes mais antigos do território, apanhadores de cocos e pescadores, centenas deles foram transferidos a fortiori para as ilhas de Mauritius e de Seychelles. Sem chance de retorno, apesar do reconhecimento pela própria ONU de seu direito à terra.

Olimpicamente, os atuais ocupantes ignoram olimpicamente as determinações de organismos internacionais, até mesmo da Corte Internacional de Justiça. Consideram a base essencial para a segurança estratégica da região, sobretudo em função da existência de bases russas no Iêmen e na Somália.

Então você não precisa imaginar o que o atol comporta em termos de equipamentos de vigilância e combate. Nada obstante tours internacionais requintados são oferecidos para visitantes que, bem instalados e "protegidos", queiram se extasiar com as maravilhas de um paraíso tropical, do surfe à vela à pescaria abundante que pode proporcinar-lhe a ventura de capturar um marlin de até 80 kmgs...

E a ironia maior, para os removidos do país e sem chances de retorno é que a base tem o nome de Camp Justice...

Seguimos em frente...?

Um lembrete: e tudo começou aqui com a descoberta da ilha por navegantes portugueses por volta de 1.500...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 28/03/2020
Código do texto: T6899747
Classificação de conteúdo: seguro