Volta ao Mundo com Judith (XI)

Embora, como já anunciou à primeira hora, Judith não participe da expedição, ela nos trouxe inspiração para encetar e seguir viagem...Hoje na undécima destinação que é ilha de Tristão. Ou será de Tritão, tal a sua isolação...?

Tristão da Cunha, em português e Tristan da Cunha pro resto do mundo pertence ao Reino Unido e contém a população mais isolada do planeta, a 2.770 kms da Cidade do Cabo e a 3.340 kms da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, emergindo em plena dorsal do Atlântico Sul.

Sua descoberta deu-se em 1.506, pelo navegante português Tristão da Cunha, mas passou a domínio inglês, império onde o sol jamais se punha...São 104 km2 de extensão, em formato aproximado de uma roda, com um vulcão bem ao centro, bastante elevado, com mais de 2.000 metros, de onde emanam os cursos d´água da ilha, habitada por 264 pessoas.

A capital, de nome romântico, Edimburgo dos Sete Mares situa-se no extremo noroeste da ilha. Essa ilha, por sua distância de tudo prestou-se a muito romancear e a muita utopia ao longo dos anos. Em 1.817, William Glass assinou um acordo de vivência comunal, idealizando a harmonia entre os povos.

E são tão somente 9 os sobrenomes de residentes da ilha. O que, ao longo do tempo levou à endogamia e consequentemente a problemas de saúde dela derivados, como o glaucoma, por exemplo. Entre 1.961 e 63 houve evacuação maciça dos habitantes em razão de erupção vulcânica.

Mas os tristaneses, alegres, retornaram à terra-mãe.

Deu fome? Não se exaspere, nosso próximo destino - ou desatino - são as Ilhas de Sandwich do Sul. Já provou carne de pinguim...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 23/03/2020
Código do texto: T6894660
Classificação de conteúdo: seguro